Governo

PREVENÇÃO

Comprovante de vacinação contra Covid será exigido em Imperatriz

Lotação máxima dos ambientes deve ser reduzida de 2000 para 700 pessoas em ambientes fechados, com comprovação das duas doses do imunizante

Publicado em: 04/02/2022 por Regilson Borges

Secretaria de Governo

Comprovante de vacinação contra Covid será exigido em Imperatriz

Comprovante de vacinação deve constar com às duas doses contra Covid - 19 (Foto: Maira Soares)

Comprovante de vacinação passará a ser exigido em ambientes fechados em Imperatriz, a partir da próxima segunda-feira (07), de acordo com decreto que será editado pelo prefeito Assis Ramos (DEM). As novas medidas visam redução do número de pessoas em estabelecimentos como cinema, teatro, bares e templos religiosos.

As providências foram deliberadas em audiência de conciliação entre Prefeitura de Imperatriz, 2º Vara da Fazenda Pública, Ministério Público, Governo do Estado e representantes de estabelecimentos. Os órgãos chegaram ao consenso sobre a necessidade de novas intervenções, mas sem prejuízo às atividades econômicas na cidade.

Para estabelecimentos que realizam eventos (casamentos e formaturas, por exemplo), bares, cinemas, teatros e similares, em ambientes fechados, é obrigatório comprovante de vacinação para todos. Nos bares em locais abertos, o comprovante de vacinação será exigido a partir 300 pessoas.

Nos cultos religiosos, as igrejas devem manter ocupação de 50%, desde que não ultrapassem 700 pessoas. Nas igrejas que tiverem lotação a partir de 300 pessoas, também deve-se exigir o comprovante da vacina. Importante ressaltar que as normas não incluem estabelecimentos do Centro comercial da cidade.

Segundo o secretário de Governo, Eduardo Soares, as considerações foram elaboradas observando a redução no número de internações, redução de óbitos, número de pessoas vacinadas em Imperatriz, com duas doses em mais de 83%, leitos ofertados e ocupação atual. A proposta é ampliar as normas e restrições para prevenção do vírus.

“A comprovação da vacinação vai servir para qualquer ambiente fechado. Ou seja, é para todos. Nas igrejas vale a lotação de 50%, além da obrigatoriedade do uso de máscaras e uso de álcool em gel. Todas as normas valerão a partir de segunda-feira, quando o prefeito Assis Ramos editar o decreto”, comenta Eduardo.

Pandemia Covid - 19 em Imperatriz

Dados da Secretária Municipal de Saúde (Semus) mostram a situação da pandemia em Imperatriz, após início da vacinação. Em janeiro de 2021, os casos confirmados de Covid – 19 foram de 604; já em janeiro de 2022, somam 1571 testes positivos. Porém, os números de internações diminuíram em mais de 50%, comparando o primeiro mês de 2021 e 2022. Já os óbitos representam uma queda de 44%.

Governo