INVESTIMENTO
Escolas municipais recebem equipamento multifuncional
Os conjuntos escolares são salas de aula inteligentes com impressora 3D, estação digital e outras ferramentas tecnológicas
Publicado em: 12/05/2021 por Sara Ribeiro
Diante de toda revolução na Educação de Imperatriz, os investimentos nas escolas municipais em estrutura predial, também são acompanhadas em melhorias na área pedagógica. A Secretaria Municipal de Educação, Semed, vem investindo em material educacional com objetivo de implantar tecnologia, inovação e novas ferramentas para alavancar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos 45 mil alunos matriculados no sistema.
A mais nova ferramenta adquirida pela Secretaria é um Conjunto Escolar Multifuncional. Uma sala de aula inteligente que promove oportunidades de ensino e aprendizagem, integrando conteúdo a tecnologias digitais, como computadores e outros dispositivos, em uma rede que dispensa acesso à internet.
São 32 ambientes educacionais que estão sendo entregues e montados nas instituições de ensino em diferentes regiões da cidade, inclusive na zona rural. “Eles são voltados para a infraestrutura de tecnologia educacional prevendo o trabalho com metodologias necessárias nesse momento de reestruturação da educação, como o Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Mão na Massa”, detalhou José Antonio Pereira, secretário de Educação.
Os conjuntos multifuncionais são compostos de Impressora 3D; galeria de objetos 3D para impressão compatíveis com as propostas de atividades do Ambiente Educacional Multiuso; conjunto de mesa e cadeira para professor e quadro branco; gabinete de armazenamento e carregamento para dispositivos; conjunto de mesas e cadeiras para alunos; jogos interativos 4D; jogos interativos exploração da língua estrangeira; conjuntos de montagem maker - recursos educacionais para a exploração das metodologias maker e steam (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática); recurso educacional para estudo e prática de linguagem de programação; plataforma de conteúdo; 90 atividades e 103 vídeos vinculados com as propostas compreendidas em 3 eixos e 10 conceitos.
Além disso, acompanha a estação interativa digital, ferramenta que permite a interação dos professores e alunos com os Recursos Educacionais Digitais. Um monitor (tela de 58”) sensível ao toque, computadorizado para o uso do professor. Servidor de compartilhamento de conteúdo off-line, dispensa a necessidade do uso de internet da escola e proporciona o acesso de até 32 dispositivos externos aos conteúdos da Plataforma de Conteúdo.
Para uso da ferramenta, os professores passarão por formação, para que adquiram as habilidades necessárias a fim de desenvolver atividades correlacionadas com a utilização de recursos de interatividade em realidade aumentada e itens de montagem que promovem a cultura mão na massa.