Fiscalização

MEDIDA

Estabelecimentos são fiscalizados para o cumprimento do decreto contra a Covid-19

Ação tem caráter preventivo e cobra a comprovação da vacina para ambientes abertos e fechados a partir de 300 pessoas

Publicado em: 31/01/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Governo

Estabelecimentos são fiscalizados para o cumprimento do decreto contra a Covid-19

Fiscalizações acontecem em pontos estratégicos como XV de Novembro, Beira Rio e Pedro Neiva de Santana. (Foto: Maira Soares)

Operações de fiscalização preventiva, para o cumprimento do decreto para não proliferação da Covid-19, foram realizadas neste fim de semana em estabelecimentos noturnos e comerciais. Ação é liderada pela Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), em parceria com as secretarias de Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal. Objetivo é o contribuir com a redução do número de casos da doença.

O secretário da Segov, Eduardo Soares, explica que “as fiscalizações acontecem em pontos estratégicos da cidade. Tendo em vista o aumento do número de casos de pessoas com sintomas gripais e das notificações de Covid-19, equipes de fiscalização da Prefeitura estão concentradas fazendo abordagem direta em pontos como a XV de Novembro, Beira Rio e Pedro Neiva de Santana. Nos estabelecimentos são observados os avisos, disponibilização do álcool em gel, uso de máscara e o comprovante de vacinação contra a Covid-19”.

A comprovação de vacinação contra a Covid-19 em duas doses e dose única é obrigatória para frequentar estabelecimentos com lotação a partir de 300 pessoas, por meio dos seguintes documentos: certificado de vacina digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde - Conecte SUS ou comprovante de vacinação impresso emitido no momento da vacinação pela Secretária de Saúde (Semus).

Dos estabelecimentos fiscalizados para o cumprimento do decreto vigente, três foram notificados. As fiscalizações acontecem desde o início da pandemia, quando foi reconhecida situação anormal, por conta da propagação do contágio pela Covid-19, por meio do decreto nº 23/2020 e continuarão de acordo com panorama da doença.

Fiscalização