INAUGURAÇÃO
Laboratório Maker é entregue a Escola Municipal Professor José Siney Ferraz
Município chegará a 14 unidades e beneficiará professores e alunos com bolsas de pesquisa
Publicado em: 12/02/2026 por Nayane Brito

Laboratório Maker da Escola Municipal Professor José Siney Ferraz contará com dez alunos bolsistas e um professor, que receberão bolsas de pesquisa por 12 meses para o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos (Foto: Ana Arruda)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou nesta quinta-feira (12), o Laboratório Maker Professora Dilice Furtado da Silva, na Escola Municipal Professor José Siney Ferraz. A iniciativa integra o Programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio do Projeto Inova Parque - Rede Laboratorial de Inovação para uma Ciência Criativa.
O laboratório contará com a participação de dez alunos bolsistas e um professor, que receberão bolsas de pesquisa pelo período de 12 meses. A iniciativa tem como objetivo transformar a escola em um espaço de investigação e experimentação, estimular o letramento científico e tecnológico, aproximar a educação básica das práticas de pesquisa e inovação, além de promover uma aprendizagem mais significativa, conectada aos desafios do cotidiano e da comunidade.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou a importância do projeto para a educação municipal e agradeceu à equipe envolvida na implementação. “Agradeço a oportunidade de trazer melhorias para a comunidade. Com a inauguração do segundo laboratório maker, chegaremos a 14 laboratórios na cidade. Imperatriz é a cidade do Brasil que mais recebe unidades desse programa. Isso só foi possível graças ao diálogo, ao foco e ao propósito. Agradeço a secretária Genilza Sipião, a equipe da SEMED, a Vanessa, a secretária de Ensino Rai e a todos que trabalham para oferecer aos alunos ferramentas para aprender e crescer”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do prefeito, da secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, de secretários municipais, representantes da SEMED, da reitoria da UEMASUL, da coordenação do Projeto Inova Parque, além de vereadores, gestores escolares e membros da comunidade.

A coordenadora do Projeto Inova Parque - Programa Mais Ciência na Escola no Maranhão, professora doutora Liriane Gonçalves Barbosa, afirmou que Imperatriz receberá o maior número de laboratórios do programa no país. “O objetivo do projeto é transformar a educação pública por meio da cultura maker, voltada ao desenvolvimento de projetos e à busca de soluções para problemas reais do entorno das escolas e das comunidades”, explicou.
Durante a inauguração, a secretária adjunta de Educação, Vanessa Pereira, destacou a parceria entre a Prefeitura e a UEMASUL para a implantação dos laboratórios na Rede Municipal de Ensino. Segundo ela, a iniciativa contribui para o cumprimento das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na área de computação, e amplia as oportunidades de aprendizagem.
“A parceria entre a Prefeitura e a UEMASUL na criação dos laboratórios maker tem sido relevante para os alunos, principalmente para as escolas que estão recebendo esses espaços. O laboratório respalda o trabalho da BNCC Computação e promove atividades práticas, incentivando os alunos a estudar e pesquisar sobre ciência computacional, desenvolvendo habilidades além da matemática e das ciências”, afirmou Vanessa Pereira.
A aluna do 7º ano, Laura Emanuelly Noleto da Silva, destacou a contribuição do laboratório em seu aprendizado. “O laboratório vai contribuir para o nosso aprendizado, porque é diferente do que tínhamos antes. Agora temos mais recursos tecnológicos, e isso vai ajudar a melhorar nosso desempenho nas atividades”, afirmou. Laura também destacou seu interesse pelas aulas sobre tecnologia e internet. “Tenho interesse pela internet e acho importante buscar novos conhecimentos e aprender mais sobre tecnologia”, disse.
A Rede Municipal de Ensino de Imperatriz contará, a partir de 2026, com 14 laboratórios maker. No município, 14 professores e 140 alunos serão contemplados com bolsas pelo período de 12 meses, conforme previsto no programa, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos e atividades nas unidades participantes.

Homenagem à professora Dilice Furtado da Silva
O laboratório presta homenagem à professora Dilice Furtado da Silva, que dedicou 30 anos à educação municipal. Docente de Matemática, iniciou a carreira em 1986 e atuou em diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, como Rui Barbosa, José de Alencar, São Vicente de Paula e Santa Laura, contribuindo para a formação de gerações de estudantes.
Aposentada em 2016, deixou um legado marcado pelo compromisso com o ensino e pela capacidade de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. A escolha de seu nome para o Laboratório Maker representa o reconhecimento à trajetória e à contribuição para a educação pública do município.




