Educação

FORMAÇÃO

VII Congresso Municipal de Educação inicia com grande adesão do público

Professores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de magistério e gestores escolares terão dois dias de reflexão e imersão ao conhecimento

Publicado em: 26/10/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

VII Congresso Municipal de Educação inicia com grande adesão do público

Mais de mil pessoas marcaram presença no evento, que foi realizado de forma presencial e online. (Foto: Sara Ribeiro)

O VII Congresso Municipal de Educação de Imperatriz foi iniciado nesta terça-feira (26), com grande aceitação dos profissionais da rede municipal de ensino. Mais de mil pessoas marcaram presença no evento, que foi realizado de forma presencial (New Palace Eventos) e online, a fim de respeitar as medidas de segurança de enfrentamento à Covid-19.

Durante dois dias, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reúne professores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de magistério e gestores escolares para imersão ao conhecimento, reflexão e aperfeiçoamento das práticas educacionais, após um longo período sem a promoção desse grande evento.

Representando o prefeito Assis Ramos, o vice Alcemir Costa destacou os avanços da Educação e declarou aberto o evento. Foto: Edmara Silva

Evento tem transmissão ao vivo pelo canal da Semed em plataforma de streaming, com programação que contempla os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Em razão da pandemia, não realizamos o congresso antes. Agora, vemos o quanto os profissionais estavam ansiosos por esse momento tão rico em aprendizagem e compartilhamento de saberes com profissionais renomados e de outras regiões do país”, observou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

Representando o prefeito Assis Ramos, o vice Alcemir Costa destacou os avanços da Educação, nos aspectos de estrutura física das escolas e recursos pedagógicos. “As escolas encontram-se completamente mudadas e com condições estruturais para garantir o processo de ensino e aprendizagem, tanto aos professores lecionarem, quanto aos alunos. Parabenizo a todos os envolvidos no evento, que possibilitaram que essa festa acontecesse”, elogiou ao declarar aberta a programação. 

Foto: Edmara Silva

Jacilene Coelho de Brito Meireles, professora da Creche Raio de Sol, destaca que este “é um momento riquíssimo para refletir sobre as nossas práticas, para agregar saberes, ampliar visão e a didática do dia a dia. É um momento de muito crescimento para nós, professores do Município”.

Neste primeiro dia de evento, a palestra magna ficou por conta do professor doutor Max Haetinger, sobre “Os desafios da educação: reflexões, possibilidades e transformações no processo de ensino e aprendizagem”. Já o palestrante Amadeu Dourado, falou sobre “O lugar da literatura na formação docente e no trabalho na Educação Infantil”, e o professor da rede Geilson Reis apresentou ações do projeto “Meu Ambiente”. Evento contou ainda com apresentações culturais, ginástica laboral e exposição de práticas exitosas. 

Foto: Edmara Silva

 

Educação