Educação

DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

Programa Escola Acessível garante recursos para instituições municipais

Reunião esclareceu sobre a execução das ações

Publicado em: 26/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Programa Escola Acessível garante recursos para instituições municipais

São recursos que irão auxiliar na aquisição de material pedagógico e na contratação de mão de obra . (Foto: Assessoria)

Nesta quinta-feira, 26, gestores das escolas municipais Manoel Ribeiro, Mutirão, Raimundo Correa, São Francisco, Sumaré e equipe técnica do Setor de Apoio ao Educando estiveram reunidos com Setor de Projeto Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Semed, para tratar sobre o Programa Escola Acessível. Encontro realizado na Universidade Aberta do Brasil, UAB, foi direcionado para instituições contempladas com os recursos do programa.

De acordo com o assessor do departamento que conduziu a reunião, Geovane Prates, o Programa Escola Acessível é desenvolvido pelo Ministério da Educação e articulado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE. Objetivo é promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos, à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

“Na oportunidade, apresentamos os objetivos do programa, as atribuições das escolas na operacionalização dos repasses, monitoramento e execução, que deverá ser realizado via Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE Interativo, através dos Relatórios de Atividades de Execução e a prestação de contas”, esclareceu.

O secretário de Educação, Josenildo Ferreira, destaca que as escolas já elaboraram plano de ação e o recurso foi creditado para a execução dos planos apresentados. “São recursos que irão auxiliar na aquisição de material pedagógico necessário e na contratação de mão de obra para execução das ações previstas nos planos”, detalhou.

Dentre as ações previstas pelo programa, há ainda adequação arquitetônica, com rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora; bem como aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis.

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