Educação

APRENDIZAGEM

Professores municipais participam de preparação para o Saeb

Encontro presencial foi direcionado para educadores das turmas de 5º ano

Publicado em: 13/08/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Professores municipais participam de preparação para o Saeb

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. (Foto: Sara Ribeiro)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira (13) encontro formativo com professores do Ensino Fundamental, voltado aos que lecionam para as turmas de 5°ano. Evento ocorreu de forma presencial, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), durante todo o dia.

A formação teve objetivo de dialogar sobre a matriz de referência, como Língua Portuguesa e Matemática, da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicada no período de 08/11 a 10/12. “É uma formação importante que auxilia na preparação dos estudantes para a avaliação, de acordo com as competências e habilidades do documento curricular e mapas de foco de cada ano”, frisou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Incentivar e investir em capacitação profissional sempre foi uma das diretrizes da Semed. Exemplo disso, durante a semana, gestores e coordenadores também do Ensino Fundamental, anos iniciais, receberam formação sobre o “Currículo e alfabetização: ampliando direitos da de aprendizagem das crianças”. Mais de 300 profissionais marcaram presença, no evento que ocorreu durante três dias por meio de plataforma virtual.

Sobre o Saeb – É um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Ocorre a cada dois anos e observa os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Educação