Educação

FORMAÇÃO

Prefeitura promove Semana Municipal de Educação Inclusiva

Atividades ocorrem de 23 a 25 de agosto de 2022

Publicado em: 22/08/2022 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura promove Semana Municipal de Educação Inclusiva

A abertura oficial ocorre nesta terça-feira (23), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Praça União, às 9h. (Foto: Divulgação)

Com a importância de desenvolver e intensificar ações práticas de inclusão na sociedade e, principalmente, em comemoração aos 12 anos de existência das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promove de 23 a 25 de agosto a Semana Municipal de Educação Inclusiva.

Abertura oficial ocorre nesta terça-feira (23), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Praça União, com palestra com a psicóloga, Nádia Borges, a partir das 9h. Será um evento aberto aos profissionais da área, pais, professores e interessados.

Serão três dias de vasta programação voltada à comunidade, com palestra, exposição dos materiais da sala de recurso e pit stop com panfletagem em vários pontos da cidade. “São atividades com objetivo de reforçar junto à sociedade um serviço que é ofertado pelo município, no cuidado especializado a crianças e jovens com deficiências e dificuldades de aprendizagem”, observou Leila Lopes, coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade.

O Município mantém 30 salas de recursos multifuncionais, com equipe capacitada em Atendimento Educacional Especializado (AEE) a estudantes que apresentam Deficiências, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

“São salas para atender pessoas com deficiências intelectual, auditiva, visual e múltiplas. Além dos estudantes que têm Transtornos Globais de Desenvolvimento, autismo e síndromes. Nos últimos anos investimos em recursos pedagógicos para ampliar nossa capacidade de atendimento”, frisou o secretário de Educação, José Antonio Pereira. 

O prefeito Assis Ramos destaca se trata de espaços de inclusão que favorecem a aprendizagem dos estudantes. “As Salas de Recursos permitem uma interação entre equipe gestora, professores da sala regular, professores de AEE e famílias, em prol do desenvolvimento do aluno”.

Educação