Educação

INTEGRAÇÃO

Prefeitura promove II Semana Municipal da Educação Inclusiva

Atividades ocorrem de 21 a 25 de agosto de 2023

Publicado em: 16/08/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Prefeitura promove II Semana Municipal da Educação Inclusiva

O momento inicial terá a participação do professor Evandro Fernandes e professora Liane Souza, com a palestra “Desconstruindo o Capacitismo no Ambiente escolar”, tema central do evento. (Foto: Divulgação)

Na busca por refletir estratégias pedagógicas e espaços escolares de inclusão, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promove de 21 a 25 de agosto, a II Semana Municipal da Educação Inclusiva. Abertura oficial será na segunda-feira (21), às 08h, no anfiteatro José de Ribamar Fiquene, em prédio anexo à Escola Municipal Paulo Freire.

O momento inicial terá a participação do professor Evandro Fernandes e professora Liane Souza, com a palestra “Desconstruindo o Capacitismo no Ambiente Escolar”, tema central do evento. O encontro é direcionado para gestores, professores e cuidadores dos alunos com deficiências.

Serão cinco dias de programação para o público da área, com palestras, workshop, momentos culturais e de sensibilização, além de ações nas escolas. Dentre os formadores, Tereza Nogueira, psicopedagoga, neuropsicopedagoga e Especialista em Análise Comportamento Aplicada (ABA), conduzirá momentos de diálogos.

“É um evento de grande significado, que pretende contribuir para a desconstrução de estereótipos prejudiciais e crenças equivocadas em relação às capacidades das pessoas com deficiência. Nosso intuito é promover uma compreensão mais realista e inclusiva”, ressalta a coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Leila Lopes.

A rede municipal de ensino mantém 30 salas de recurso multifuncionais, com Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes que apresentam Deficiências, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/ Superdotação.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que as discussões sobre o ensino inclusivo precisam ser fomentadas. “A Semana de Educação Inclusiva faz parte do calendário letivo, pois, precisamos falar, e evoluir com os espaços escolares de inclusão, principalmente na rede municipal de ensino. Desse modo, pensando na quantidade de alunos que atendemos, percebemos a necessidade de oferecer esse momento de capacitação para nossos servidores e cuidadores”.

Educação