Educação

INCLUSÃO

Prefeitura promove Semana do Surdo com momentos de conscientização e lazer

Atividades serão realizadas de 26 a 30 de setembro, envolvendo a comunidade e os alunos

Publicado em: 26/09/2022 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura promove Semana do Surdo com momentos de conscientização e lazer

A ação também é alusiva ao Setembro Azul, mês dedicado às atividades de reflexão da comunidade surda. (Foto: Letícia Holanda)

Para conscientizar sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove de 26 a 30 de setembro a Semana do Dia do Surdo, com o tema “Mãos que falam, olhos que ouvem”.

Proposta encabeçada pela Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira, a Semana iniciará nesta segunda-feira (26), com solenidade na Universidade Aberta do Brasil, na Praça União, às 18h. Evento contará com apresentações culturais e roda de conversa com profissionais surdos e ouvintes da área de educação bilíngue. A ação também é alusiva ao Setembro Azul, mês dedicado às atividades de reflexão da comunidade surda.

Para a gestora da Escola Bilíngue, Elisandra Lima, a iniciativa é uma oportunidade de conscientização. “É um momento de divulgar a cultura e identidade do ser surdo, de forma que as atividades chamem atenção e incentivem para a inclusão social e desenvolvimento da educação dos estudantes”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, ressalta o compromisso da gestão municipal com a educação inclusiva. “Uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido por nossa rede de ensino, sobretudo com a escola Bilíngue e fomentar a interação, a aprendizagem e a comunicação dos estudantes”.

A Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos, Professor Telasco Pereira, atualmente atende cerca 35 pessoas surdas e com deficiências múltiplas. São alunos desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Programação

26/09 – Solenidade de abertura, às 9h, Polo UAB

27/09 - Pit Stop (panfletagem e divulgação do trabalho realizado na escola Bilíngue);

28/09 - Sessão de Cinema;

29/09 - Passeio à Beira Rio (Atividade física na areia e Piquenique)

30/09 - Oficina de guloseimas (Festival de guloseimas Eu sou o mestre cuca)

Com colaboração de Letícia Holanda

Educação