Educação

PROTEÇÃO

Prefeitura implanta protocolo de reforço à segurança nas escolas

150 monitores escolares atuarão nas unidades de ensino do Município

Publicado em: 14/04/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Prefeitura implanta protocolo de reforço à segurança nas escolas

As famílias dos estudantes irão receber cartilhas de prevenção, com os protocolos de segurança, e participarão de palestras educativas para redobrar os cuidados com Fake News. (Foto: Patrícia Araújo)

Núcleo de Monitoria Escolar; 150 monitores capacitados; ronda motorizada e outras medidas fazem parte do protocolo de reforço à segurança nas escolas, apresentado nesta sexta-feira (14), pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em coletiva de imprensa. Evento realizado no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene, também foi transmitido pelas redes sociais para acompanhamento da comunidade em geral.

Protocolo está devidamente regulamentado em decreto assinado durante a coletiva pelo prefeito Assis Ramos, com objetivo de prevenir situações de insegurança nas 129 escolas da rede municipal de ensino. 

As medidas preventivas que serão executadas na rede de ensino contarão com monitores capacitados em cursos de relações interpessoais, primeiros socorros e defesa pessoal com os instrutores da Guarda Municipal, bem como avaliação psicológica, periódica. Para atuação nos espaços educacionais farão uso de detectores de metais, tonfas e crachá de identificação.  

Diante das informações, o prefeito Assis Ramos destacou que “o protocolo de segurança e a criação do Núcleo de Monitoria Escolar trarão uma maior tranquilidade para os pais, gestores escolares e alunos. É uma valorização da vida das nossas crianças e adolescentes. Estamos garantindo o acesso dos estudantes as escolas com maior proteção”.  

As famílias dos estudantes irão receber cartilhas de prevenção, com os protocolos de segurança, e participarão de palestras educativas para redobrar os cuidados com Fake News. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que com o novo protocolo de segurança haverá o controle de acesso às unidades escolares. “Pensando na segurança e bem-estar dos servidores e alunos, teremos toda uma logística de entrada de pais, responsáveis e visitantes em horários diferentes ao da chegada e saída dos alunos nas escolas. Trabalharemos com agendamento prévio de visitas e gerenciamento de identificação, com crachás e outras ferramentas”. 

A gestora da Escola Municipal Wady Fiquene, Cleomar Conceição, pontua que a iniciativa é um apoio significativo para as unidades de ensino. “Essa atitude do prefeito Assis Ramos e do secretário de Educação, José Antonio Pereira, veio para fortalecer o bem-estar das equipes escolares e permitir a continuidade dos nossos trabalhos no ensino municipal”.


Colaboração de Sara Ribeiro

Educação