Educação

segurança

Núcleo de Monitoria Escolar inicia ações preventivas nas unidades de ensino do município

As rondas ocorrem nos três turnos diariamente

Publicado em: 17/04/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Núcleo de Monitoria Escolar inicia ações preventivas nas unidades de ensino do município

Os monitores estarão presentes em todas as 129 escolas do município, seguindo as recomendações necessárias. (Foto: Maira Soares)

Após assinatura do protocolo de reforço à segurança nas escolas, a ronda do Núcleo de Monitoria Escolar da Prefeitura de Imperatriz foi às ruas. Desde a sexta-feira (14), a equipe de monitores faz visitas de prevenção nas unidades municipais.

Já receberam a equipe, as escolas Maria Lia Evangelista, no bairro Itamar Guará; Tocantins, no Centro; Darcy Ribeiro, Parque São José; Eliza Nunes, no Santa Rita; e Creche Vovó Suelly e Escola São Sebastião, no bairro da Caema. Os monitores estarão presentes em todas as 129 escolas do município, seguindo as recomendações necessárias. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, pontua que após os últimos acontecimentos, foi necessário esse reforço no apoio às escolas, tendo sempre o caráter preventivo e de parceria com as equipes gestoras. “O protocolo apresenta diretrizes de segurança que estão sendo executadas nas escolas para tranquilizar e oferecer bem-estar na rotina de estudo dos alunos e trabalho dos servidores”. 

A partir de quarta-feira (19), os 150 profissionais recrutados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), para atuação nas escolas, iniciarão a capacitação com as atribuições com cargo, bem como os cursos de relações interpessoais, primeiros socorros e defesa pessoal, com instrutores da Guarda Municipal.  Além disso, todos passarão por avaliação psicológica periódica.

“Os monitores farão o acompanhamento diário nos três turnos nas unidades de ensino. É um trabalho de fiscalização e de aplicação das medidas elencadas no protocolo de segurança. Temos percebido uma aceitação muito positiva do núcleo nas escolas, tanto pelos alunos quanto servidores”, destaca o coordenador do Núcleo de Monitoria Escolar, Roberto Silva Nunes.
 

Colaboração de Sara Ribeiro

Educação