Educação

INCLUSÃO

Município promove II Semana de Valorização da Libras

Atividades pedagógicas já iniciaram no Dia Nacional da Libras com ações pedagógicas e de conscientização

Publicado em: 24/04/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Município promove II Semana de Valorização da Libras

Iniciativa comemora os 21 anos de existência da Lei da Libras n.º 10.436/2022, que objetiva a inclusão e melhoria da comunicação da comunidade surda (Foto: Divulgação)

No 24 de abril é comemorado o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em alusão a data, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, promove a II Semana de Valorização da Libras, no período de 24 a 28 de abril de 2023.  

Iniciativa comemora os 21 anos de existência da Lei da Libras n.º 10.436/2022, que objetiva a inclusão e melhoria da comunicação da comunidade surda, e uma porta aberta para crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência ao ambiente escolar. 

A programação foi iniciada nesta segunda-feira (24), com piquenique temático “Libras, minha língua, respeite”, ocorrido na Avenida Beira Rio. A iniciativa contou com brincadeiras de interação entre os alunos surdos da Escola Bilíngue. 

Paralelo a isso, outras ações estão na programação com o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi). O Setor realizou o “Café com Libras”, uma roda de conversa conduzida pelas professoras surdas, Gabriela Cremma e Rayanne Alencar, para os alunos das turmas do curso de Libras.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que “o município mantém a primeira Escola Bilíngue de tempo integral do estado, que acolhe os estudantes surdos e com outras deficiências, com estrutura e ferramentas pedagógicas adequadas para a realidade das crianças. Então, em alusão a esta data importante, se faz necessários a reflexão, o diálogo, e a busca constante por melhorias, inclusive para os profissionais que atuam na área, que atendem nossos alunos, como fizemos na gestão do prefeito Assis Ramos.” 

A estudante, Emilly Rihhanna Lima Moraes, por meio da língua de sinais, pondera a importância de comemorar o Dia da Libras. “É uma data significativa para nossa comunidade. Estamos comemorando com ações de interação uns com os outros, valorizando essa comunicação que conquistamos com a criação da Libras”. 

A Escola Bilíngue atende estudantes com as diversas deficiências, desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Atualmente, atendemos 40 alunos com deficiência auditiva, em tempo integral.  Na parte da manhã eles vão para sala de aula cumprindo o currículo da educação básica, e a tarde participam de outras atividades, na prática de esporte, dança e teatro. É uma formação completa que os alunos recebem”, comenta a gestora da unidade, Elisandra Lima. 

Ações de conscientização

A II Semana de Valorização da Libras segue com a programação na terça-feira (25), na parte da manhã com a Tribuna Popular: “Dia da Lei Libras”, na Câmara Municipal de Imperatriz.  Na quarta-feira (26), ocorre a Panfletagem no calçadão, com tema “Não é linguagem, é Língua”.  

Já na quinta-feira (27), terá um momento de visita à Semed dos alunos e professores da unidade bilíngue, em agradecimento aos servidores. E para finalizar, na sexta-feira, 28, será realizado uma manhã de lazer com jogos e gincana na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Educação