Educação

CERIMÔNIA

Gestores das escolas municipais tomam posse em cerimônia virtual

Os 148 novos gestores atuarão no biênio 2021/2022

Publicado em: 25/03/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Gestores das escolas municipais tomam posse em cerimônia virtual

Processo de votação é regido por edital e foi conduzido pelo Conselho de Educação, CME. (Foto: Patrícia Araújo)

Em cerimônia virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Assis Ramos empossou nesta quinta-feira, 25, os gestores e vice gestores das 148 escolas da rede municipal de ensino. Evento garantiu participação de todos via plataforma digital, numa medida necessária diante do quadro sanitário que o mundo enfrenta.

Eleitos democraticamente pelo voto direto da comunidade escolar, os diretores atuarão à frente dessas instituições pelos próximos dois anos, no biênio 2021/2022, conforme estabelecido em lei e previsto no Plano Municipal de Educação.

Processo de votação é regido por edital, conduzido totalmente pelo Conselho de Educação, CME, e pela primeira vez ocorreu de forma unificada para todas as unidades de ensino. “Tivemos um processo eleitoral tranquilo, autônomo, sem interferências, mas cheio de apoio logístico da Secretaria de Educação”, agradeceu Francisco Silvestre, presidente do CME.

Diante da quantidade de profissionais, o ato de posse coletiva foi dividido por dois grupos: zona rural e zona urbana. Representando a zona rural, tomou posse a gestora Maria José Santos Oliveira, da Escola Dom Pedro I, do povoado Coquelândia. “Sinto- me lisonjeada em participar desse momento e representar todos os colegas da zona rural”, informou.

Os gestores da zona urbana foram representados pela professora Gessonita Silva Sousa, gestora da Escola Presidente Costa e Silva, local de transmissão da live e da mais nova unidade completamente reconstruída. “Hoje vivo um sonho que virou realidade. Ser gestora de uma escola nova, completamente reconstruída e cheia de novas possibilidades de trabalho enche-me de gratidão”.

O secretário de Educação, José Antônio Pereira, que também fez sua participação de forma virtual, agradeceu a parceria dos gestores. “Que sejam dois anos de parceria, cuidado, esforço e muita dedicação aos nossos alunos e escolas. Agora são mais de 50 unidades novas, modernas, sustentáveis e acolhedoras, graças ao investimento do Precatório do Fundef”.

A cerimonia foi finalizada com o prefeito Assis Ramos desejando êxito em todo o trabalho que a gestão escolar desempenha. “Em especial nesse momento que estamos vivenciando, com as escolas ainda sem alunos. Por enquanto, vamos priorizar a segurança de nossas crianças, que iniciaram o ano letivo de 2021 em casa, ainda com as aulas remotas na plataforma virtual”.

Educação