Educação

INCLUSÃO

Escola Machado de Assis realiza palestra alusiva ao mês de conscientização sobre o autismo

O Município mantém 30 salas de recursos multifuncionais e de aula regulares para atender o público.

Publicado em: 13/04/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escola Machado de Assis realiza palestra alusiva ao mês de conscientização sobre o autismo

A iniciativa faz parte das ações do abril azul, mês de sensibilização, e ocorreu na Escola Municipal Machado de Assis, com a participação dos gestores, professores e funcionários. (Foto: Letícia Holanda)

Em incentivo ao acesso de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao ensino, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na quarta-feira (12), a formação “Em si mesmo: adaptação e inclusão da criança com autismo no ambiente escolar”. 

A iniciativa faz parte das ações do abril azul, mês de sensibilização sobre o autismo, e ocorreu na Escola Municipal Machado de Assis, com a participação dos gestores, professores e funcionários. 

A coordenadora do Setor de Inclusão à Diversidade, Leila Lopes, e Inês de Jesus da Silva, do Setor de Atendimento Educacional Especializado, conduziram o momento de conscientização, com orientações sobre como diagnosticar e trabalhar o aprendizado dos alunos. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que o município oferece políticas públicas que atendem os alunos com deficiências, com espaços e equipes especializadas. “Temos estrutura e ferramentas pedagógicas adequadas para que todos os nossos alunos, desenvolvam a aprendizagem. Além de especialistas em educação especial e o setor específico que é o Siadi. Estamos melhorando a cada dia, vamos buscar crescimento diário”.

O Município mantém 30 salas de recursos multifuncionais, com equipes capacitadas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), além das salas de aulas regulares, para atender os estudantes. O Autismo é um transtorno que se desenvolve no sistema neurológico que dificulta o aspecto comunicativo e a interação com as pessoas. 

“É importante essa conversa de sensibilização, em que trouxemos algumas estratégias de como identificar os alunos com o transtorno, além de aprimorar o olhar em relação ao Autismo dentro da sala de aula, sabendo trabalhar com essas crianças e adolescentes”, destaca a palestrante Leila Lopes.

Educação