Educação

SEMANA DA PATRIA

Divulgado calendário das comemorações da Independência do Brasil

Em Imperatriz a Semana da Pátria ocorrerá em três momentos, no período de 31 de agosto a 7 de setembro

Publicado em: 30/08/2022 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Divulgado calendário das comemorações da Independência do Brasil

Corrida do fogo simbólico abre Semana da Pátria no município. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Com o tema “Os 200 anos da Independência do Brasil”, a Prefeitura de Imperatriz retoma as comemoração cívicas da Semana da Pátria. A Secretaria de Educação (Semed) à frente das ações festivas, promove nesta quarta-feira (31), a abertura oficial com a tradicional Corrida do fogo simbólico.

A saída partirá da Escola Municipal Wady Fiquene, na Rua São Pedro, na Nova Imperatriz, a partir das 16h. Com percurso de 5 quilômetros, os atletas percorrerão os bairros Nova Imperatriz, Centro, Beira Rio, com chegada ao Palácio Renato Cortez Moreira, sede da Prefeitura, para solenidade de abertura.

Cerca de 50 alunos que foram destaques nos Jogos Escolares Imperatrizenses e Maranhenses, das Escolas Wady Fiquene, Luís de França, Presidente Costa e Silva, Frei Manoel Procópio e Tocantins farão revezamento da tocha, até chegada para acendimento da pira olímpica.

De acordo com o secretário de Educação, José Antonio Pereira, o evento marca uma comemoração importante para todo o país. “É data histórica que precisa ser lembrada no contexto educacional e valorizada pela população”, comenta.

Durante o percurso haverá distribuição de água, transporte para deslocamento e descanso dos atletas, apoio da Secretaria de Trânsito e os cuidados necessários para segurança dos participantes. 

O prefeito Assis Ramos destaca o retorno dessa festividade. "Após dois anos de pandemia, voltamos com uma manifestação necessária para todo o país, para fortalecer o sentimento de patriotismo da população, sobretudo, das crianças, de fomentar o amor a pátria em um momento oportuno que é a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil". 

Cronograma Semana da Pátria

31/08, às 17h - abertura com a Corrida do Fogo Simbólico (em frente à Prefeitura)

04/09, às 8h - Desfile no povoado Coquelândia

04/09, às 16h - Desfile no povoado Petrolina

07/09, às 7h30 - Desfile de 7 de setembro na Avenida Getúlio Vargas.

Educação