Educação

MUSICALIDADE

Dia Nacional de Bandas e fanfarras é celebrado com aulas na rede municipal de ensino

Mais de 1200 estudantes participam das corporações do município

Publicado em: 28/03/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Dia Nacional de Bandas e fanfarras é celebrado com aulas na rede municipal de ensino

Desde janeiro, os profissionais trabalham com aulas utilizando instrumentos de sopro, percussão, ordem unida, entre outros, além, dos ensaios de performances e coreografias das corporações. (Foto: Assessoria)

Em busca de aprendizado para o manuseio dos instrumentos musicais e expressões artísticas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou o 27 de março, Dia Nacional de Bandas e Fanfarras, com aulas e ensaios para os alunos em preparação para o Festival de Fanfarras, Semana da Pátria e outros eventos. 

A data é uma homenagem aos movimentos e expressões culturais que garantem a propagação do ensino da música nas escolas. No contexto local, atualmente, são 36 bandas e fanfarras da rede municipal de ensino, com mais de 1200 alunos integrantes das corporações e 16 instrutores. 

Desde janeiro, os profissionais trabalham com aulas utilizando instrumentos de sopro, percussão, ordem unida, entre outros, além dos ensaios de performances e coreografias das corporações.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a relação ensino e música tem rendido bons frutos culturais. “Os ensaios já estão sendo feitos em preparação para os eventos cívicos municipais. As escolas com suas corporações entram na avenida bastante preparados e com apresentações de excelência”. 

As corporações são compostas por pelotão cívico, estandarte, porta cartel, corpo coreográfico, baliza, mor e comissão de frente. 

Para o coordenador do projeto, Edvan Nobre, a Secretaria de Educação incentiva a musicalidade nas escolas. “Todos os anos temos apoio do secretário de Educação e do prefeito Assis Ramos para o movimento das corporações em eventos municipais e estaduais. Temos resultados satisfatórios tanto no ensino, como na musicalidade”. A Escola Municipal Marly Sarney foi a vencedora do Festival de Fanfarras em 2022.

Educação