Educação

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Dia do Meio Ambiente é comemorado com atividades e exposições nas escolas do município

Durante toda a semana a rede municipal de ensino promove ações alusivas a data

Publicado em: 06/06/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Dia do Meio Ambiente é comemorado com atividades e exposições nas escolas do município

A Semana do Meio Ambiente vai até o dia 07 de junho. (Foto: Letícia Holanda)

Para celebrar o 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Programa Meu Ambiente, realiza semana de atividades pedagógicas, no qual as escolas municipais apresentam seus trabalhos voltados para o zelo e proteção da natureza. Cerca de 100 unidades de ensino, desde a Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuem ações educativas de conscientização que integram à comunidade.

Nesta segunda-feira, 05, a Escola Municipal Fraternidade conquistou o troféu Escola Sustentável e expôs os trabalhos dos alunos. O secretário de Educação, José Antonio Pereira, recebeu o troféu Amigo do Meu Ambiente. Além disso, os alunos da Escola Municipal Frei Paulo de Graymoor participaram de apresentações teatrais, danças e exposição de maquetes.

O Programa Meu Ambiente trabalha com diversos eixos, incluindo temas como coleta seletiva de materiais descartáveis e reciclagem. Ligada a essa vertente, a Escola Municipal Fernanda Branco Oliveira garante um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para receber materiais descartáveis.


 

Os alunos da Escola Municipal Maria Evangelista, localizada no bairro Itamar Guará, desenvolve projeto de reutilização de óleo de frituras, item que é altamente poluente e prejudicial, que ganha outra finalidade para produzir sabão.

Outro eixo de destaque do programa é a arborização dos espaços. A Escola Municipal Madalena de Canossa realiza o cultivo de hortas coletivas. Todos os vegetais produzidos são utilizados na merenda dos alunos da unidade de ensino. As escolas Marly Sarney, Santo Amaro, Domingos Moraes também desenvolvem projeto parecido.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa o comprometimento das escolas com o programa. “Os alunos e professores das unidades de ensino trabalham de forma pedagógica as ações de proteção da natureza e desenvolvem projetos garantindo bons resultados para à comunidade”.

Outro destaque é a Escola Municipal Afonso Pena, com o projeto “Saberes populares do Povoado Km 1700: Medicina Alternativa e Consciência Ambiental”, que foi premiado em âmbito nacional em Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O projeto estuda as plantas do cerrado e a importância para área medicinal.

Programação da Semana do Meio Ambiente 

Com o tema “Soluções para a poluição plástica”, A Semana do Meio Ambiente inicia nesta segunda-feira, 05, e se estende até quarta-feira, 07, com uma vasta programação nas escolas. 


O coordenador do Programa Meu Ambiente, Geilson de Arruda, destaca que as ações garantem o incentivo a Educação Ambiental. “Estamos cada vez mais progredindo com os projetos do programa, com as escolas integradas ao circuito da coleta seletiva, o acompanhamento pedagógico recorrente dos professores com os alunos ao ensino e a prática sobre a preservação ao meio ambiente”.

Educação