Educação

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Conselho de Alimentação Escolar aprova cardápio da merenda para 2020

Reunião contou com representação do poder público, sociedade civil e comunidade escolar

Publicado em: 24/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Conselho de Alimentação Escolar aprova cardápio da merenda para 2020

Foram aprovadas as seis propostas de cardápio (Foto: IMADRONEBR)

Secretaria Municipal de Educação, Semed, se antecipa no cronograma de atividades e já garantiu a elaboração do cardápio da Merenda Escolar para a rede de ensino, de 2020. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 23, o cardápio foi para apreciação do órgão fiscalizador, o Conselho de Alimentação Escolar, CAE.

Com representação do poder público, sociedade civil e comunidade escolar, a proposta detalhada pelo Setor de Nutrição da Semed ganhou aceitação, sendo aprovado os seis cardápios específicos para os grupo alimentares atendidos pela Secretaria.

Foram seis propostas apresentadas para guarnições dos Programas Nacional de Alimentação do Ensino Fundamental, da Pré-escola, Creches, Educação de Jovens e Adultos, EJA, Educação de Especiais e Mais Educação. “Destacamos as alterações realizadas no cardápio em relação a 2019, identificados após os testes de aceitabilidade realizados nas instituições, especificamente para esse diagnóstico”, informou Suelem Queiroz, coordenadora do Departamento de Nutrição.

 

Para obter o resultado final do cardápio, a equipe de nutrição durante todo o ano realizou avaliações nutricionais, para averiguação de nutrientes que não podem faltar na alimentação dos alunos. Os principais sãos os carboidratos, proteínas, vitaminas e lipídeos. O cardápio base precisa contemplar três refeições salgadas e duas doces durante a semana.

Conforme explica o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, a merenda escolar garante o desenvolvimento saudável de mais de 43 mil alunos da rede municipal de ensino. “Nós ofertamos alimentação saudável e adequada. As crianças consomem cardápio de acordo com sua idade/série, pensado por uma equipe de 15 profissionais capacitadas. Nosso cuidado vai além da alimentação, mas da avaliação nutricional e tudo que o organismo da criança precisa para crescer forte e com saúde”, destacou.

Com as devidas orientações e esclarecimento de dúvidas a respeito do cardápio apresentado, a reunião foi encerrada, sob aprovação unânime da merenda escolar de 2020.

Foto: Patrícia Araújo

Educação