Educação

MOBILIZAÇÃO

Alunos da zona rural participam do Programa de Valorização da Educação

Inicialmente o projeto será realizado em 15 escolas da rede municipal

Publicado em: 02/10/2019 por Rafael Pestana

Secretaria de Educação

Alunos da zona rural participam do Programa de Valorização da Educação

Objetivo é qualificar professores, gestores e demais educadores e trazer a sociedade civil para a sala de aula. (Foto: Assessoria)

Nesta quarta-feira, 02, alunos das escolas municipais Tomé de Sousa, Juscelino Kubitschek e São Félix, participaram do terceiro círculo do Programa de Valorização da Educação, PVE. A ação que é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, e a empresa Suzano, contemplou 20 estudantes que residem nas comunidades da Estrada do Arroz.

A iniciativa torna compromisso do município identificar, junto com os educadores, os problemas presentes na rede pública de ensino, cabendo também à ele, definir estratégias para solucionar tais problemas. Essa metodologia permite ao programa ser mais aderente às necessidades específicas de cada localidade.

"Apesar de inicialmente ser realizado em apenas 15 escolas, nós visamos alcançar todas as 149 instituições da rede. Esse projeto vem para unificar uma ideia de que a educação é responsabilidade de todos, do poder público e da sociedade civil organizada como um todo, envolvendo professores, famílias, associações e até mesmo entidades religiosas. Juntos podemos fazer a diferença na educação de Imperatriz”, é o que esclarece Daniel Conceição, coordenador do setor de Educação no Campo.

A iniciativa trabalha com duas linhas de ações. A primeira é focada na gestão e se refere à melhorias da educação pública a partir da qualificação de práticas administrativas, o que desenvolve competências que favorecem a atuação eficiente dos técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolas. Esse primeiro ponto contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino.

Já a segunda diz respeito à mobilização da população local, focando no engajamento da comunidade, para aumentar a participação dela nas demandas em prol de uma educação de qualidade. Ação permite que as famílias se aproximem e sejam mais presentes nas escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Educação