Educação

EDUCAÇÃO

Alunos da rede municipal participam de prova do Seama

Durante quatro dias, 85 unidades escolares aplicam avaliação do sistema estadual

Publicado em: 30/08/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Alunos da rede municipal participam de prova do Seama

A aplicação das provas ocorre nas escolas da zona urbana e rural, com duração de duas horas. (Foto: Sara Ribeiro)

De 30 de agosto a 02 de setembro, alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Avaliação Diagnóstica do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), organizou toda a logística de acolhida dos estudantes, realizando procedimentos de aferição de temperatura na chegada do público, distanciamento, álcool gel e as devidas orientações para aplicadores e alunos.

Ao todo, 85 unidades escolares que oferecem turmas do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participam da prova do Seama nesses quatro dias. “A equipe pedagógica dos anos iniciais da Semed promoveu reuniões com as equipes diretivas das escolas, com as devidas orientações para que esse momento ocorra com tranquilidade. É também uma forma de termos nossos alunos em sala de aula de forma presencial e nos familiarizarmos com essa nova rotina, que iniciará em breve”, adiantou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

De acordo com a gestora Maria José Morais, da Escola Municipal Pedro Abreu, na Vila Fiquene, os alunos foram separados por sala. “Para não aglomerar, os 32 estudantes que compareceram nesse primeiro momento, foram divididos em turmas, sempre respeitando o espaço e distanciamento"

A aplicação das provas ocorre nas escolas da zona urbana e rural. A avaliação tem duração de duas horas, com início e término sempre no mesmo horário em todas as instituições. 

Dos objetivos - Essa avaliação visa a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública, bem como fazer o levantamento e análise dos dados capazes de identificar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com a pretensão de elevar a qualidade educacional pública.

Cronograma de aplicação da avaliação

30.08 – alunos do 9º ano – Língua Portuguesa/Matemática

31.08 – alunos do 5º ano – Língua Portuguesa/Matemática

01.09 – alunos do 2º ano – Língua Portuguesa

02.09 – alunos do 2º ano – Matemática

Educação