Educação

APRENDIZADO

Alunos da rede municipal participam de Avaliação de Fluência em Leitura

Testes são direcionados para turmas de 2º ano

Publicado em: 23/03/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Alunos da rede municipal participam de Avaliação de Fluência em Leitura

Mais de 3.100 alunos de 72 escolas municipais participam da prova por meio do aplicativo Caed. (Foto: Maira Soares)

Para um melhor acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplica no período de 23 a 27 de março, provas da Avaliação de Fluência em Leitura, para o segmento do Ensino Fundamental, das turmas de 2º ano.

Mais de 3.100 alunos de 72 escolas municipais participam de prova de leitura de palavras e textos, por meio do aplicativo Caed. A avaliação é feita em áudio, medindo o nível de precisão, velocidade e prosódia dos estudantes.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, reforça a importância da realização do exame para acompanhamento dos estudantes dos anos iniciais. “Avaliações realizadas nas escolas garantem conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos alunos para evolução da aprendizagem”.

A avaliação permite classificar as crianças e adolescentes em pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente. “Os resultados da avaliação servirão como subsídios para professores e gestores conhecerem os domínios de leitura dos seus estudantes e desenvolver estratégias de intervenções necessárias para turmas de 2º anos”, comenta a coordenadora do setor dos Anos Iniciais, Sema de Jesus Cipriano Milhomem Dantas.   

Educação