Desenvolvimento Econômico

OPORTUNIDADE

Feira Cidadã de artesanato é realizada no Shopping da Cidade Luís Danda

Objetivo é proteger o crescimento econômico local, por meio da valorização dos artesãos de Imperatriz e do fortalecimento da imagem do Shopping

Publicado em: 22/05/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Feira Cidadã de artesanato é realizada no Shopping da Cidade Luís Danda

A feira acontece de segunda (22) a sexta-feira (26), das 8 às 18h e sábado (27), das 8 às 14h. (Foto: Edmara Silva)

Feira Cidadã de Artesanato é realizada no Shopping da Cidade Luís Danda, Centro, de segunda (22) a sexta-feira (26), das 8 às 18h e sábado (27), das 8 às 14h. Ação é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a Associação de Artesãos de Imperatriz (Assari), objetivo é a valorização dos artesãos locais, aumentar as vendas dos lojistas e fortalecer a imagem do shopping.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, fala como fomentar as vendas do Shopping, por meio da realização da Feira Cidadã de Artesanato. “Estamos comprometidos em proteger o crescimento econômico local e promover oportunidades para os membros da região. A Feira Cidadã de Artesanato é uma excelente maneira de atrair visitantes e aumentar o fluxo de pessoas no shopping, ao criar um ambiente diversificado e autêntico, estimulando o interesse de consumidores”.

A feira chamou atenção aos olhos dos pequenos e até mesmo de quem não esperava fazer compras ao sair de casa, como relata a técnica de enfermagem Vanderlúcia Evangelista. “Passava pelo local e resolvi encostar a pedido do filho, que avistou um dinossauro produzido com feltro e resolvi levar para ele”. Com receio de sair do orçamento do mês, a mãe disse ter ficado receosa de andar pelo local, conhecer as variedades artesanais e não resistir e comprar, “porque sei se eu andar pela feira, vou gastar”, ressaltou.

A artesã, Esmeralda Martins, que trabalha há 2 anos no setor fala sobre os produtos que trouxe para expor, oriundos do capim dourado e da logística, barracas padronizadas, cedidas pela Prefeitura. “Conheço o capim dourado faz uns oito anos, e trouxe para a feira cestas, fruteiras, bolsas, colares, braceletes, arco de cabelo. Ter uma barraquinha para expor, a gente fica feliz. Pois só de poder trabalhar e ganhar o dinheiro da gente para sobreviver, isso já é uma obra de Deus. Me sinto muito feliz! ”, enfatizou a trabalhadora.

A presidente da Assari, Simone Fonseca pontua que a feira é uma via de mão dupla por ajudar os empreendedores do local e os artesãos. “O artesanato onde está exposto atrai a mídia, a imprensa e a população ver e vem ao local. Expor nossos produtos no Shopping da Cidade é uma forma de auxiliar nas vendas dos empreendedores daqui e também dos nossos artesãos.  A feira é marketing gratuito, para o artesão divulgar o seu trabalho. Pois quando fazemos uma feira, estamos dando oportunidade aos artesãos de também exporem e comercializarem seus produtos”.

Simone fala ainda da importância de incentivar as cadeias produtivas, para o desenvolvimento econômico da cidade e da categoria. “A partir do momento em que você apoia as cadeias produtivas, o comércio, que você apoia comprando um artesanato, você está ajudando o desenvolvimento da cidade e ajudando as pessoas a terem a sua integridade, independência e empoderamento. Nós, artesãos, estamos de braços dados com a categoria e com a Prefeitura, através do secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, que sempre que precisamos nos apoia em nossas ações”.

Como participar das Feiras

Basta realizar seu cadastro na Assari que fica ao lado da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Centro, e levar documentos pessoais de identidade, CPF, comprovante de residência e três produtos de fabricação própria, pois tudo vendido nas feiras são produtos dos artesãos.

Quando acontece as exposições, a Assari abre as inscrições para os artesãos que gostariam de participar. Caso a demanda seja maior do que o número de barracas é feito um revezamento de dia ou de horários entre eles.

A Assari conta com 318 cadastros de artesãos de Imperatriz, desses 144 possuem a Carteira Nacional do Artesão, o que os permite a participar de editais.

Desenvolvimento Econômico