Desenvolvimento Econômico

incentivo

Empreendedores do Shopping da Cidade e Panelódromo são contemplados com ação da Prefeitura

Ação é uma parceria entre a Sedec e o Sebrae

Publicado em: 20/03/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Empreendedores do Shopping da Cidade e Panelódromo são contemplados com ação da Prefeitura

Pesquisa de campo será realizada durante a semana, para traçar o perfil dos empreendedores do local. (Foto: Maira Soares)

Serviços voltados aos empreendedores do Shopping da Cidade Luís Danda e Panelódromo Acrízio Xavier Costa, localizados na Praça Tiradentes, Centro, são ofertados nesta segunda-feira (20), pela Prefeitura. Ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, (Sebrae).

Os serviços ofertados consistem em orientações para o cadastro no Brasil Cidadão, roteiro para formalização de Microempreendedor Individual (MEI), passo a passo para a emissão do boleto do DAS, como contratar um empregado, débitos trabalhistas, tipos de notas fiscais do MEI, recebimento de currículos para o Sine Municipal, pesquisa de campo, cursos de empreendedorismo na área de vendas, atendimento e da importância do MEI.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, explica que o foco da ação é voltado exclusivamente aos empreendedores do Shopping da Cidade, destacando a importância do empreendedorismo e do ambiente aos quais estão instalados. “Estamos iniciando a ação de hoje, com uma pesquisa de campo para ouvir o vendedor ambulante, o camelô. A emissão desses dados é importante para traçarmos a real situação desse público, e entendermos a deficiência que enfrentam, mesmo já instalados no Shopping da Cidade. Outro ponto é chamar atenção da sociedade para que possam valorizar o Shopping da Cidade, dando oportunidade a esses empreendedores”, conclui.

O economista da Sedec, Fernando Babilônia, explica que o objetivo da pesquisa de campo é levantar um perfil socioeconômico dos lojistas do Shopping da Cidade e de demandas que possam efetivar um maior faturamento. “Levantando esse perfil e buscando a demanda que eles têm, o município planeja efetivar políticas públicas para ampliar o faturamento desses empreendedores, e consequentemente, gerarem mais renda e assim melhorar a condição de vida deles”.

A empreendedora, Elizabeth Coelho, que trabalha com vendas de variedades, pontua que a pesquisa de campo realizada é “uma forma de saber do que estão precisando, para aumentar as vendas.  Sobre os cursos que serão ministrados será ótimo, pois temos sempre que estar aprendendo de como devemos investir na loja, abordar o público”.

Carlos Cezar, que atua no vestuário feminino há oito anos, ressalta que o “Shopping da Cidade é um grande presente que recebemos, porque muitos viviam nas ruas e outros pagavam aluguel.  Acredito que após traçar o perfil dos comerciantes acontecerá algo bom, a ideia é que possa nos ajudar. Têm muitas pessoas que estão meio perdidas em questão de divulgação, de como funciona o MEI. Um curso na área é essencial e de grande importância”, frisa o vendedor.

A lojista, Narjara Sousa, que atua no vestuário infantil, argumenta quais ações são mais atuantes para as vendas no local. “Estamos precisando justamente de pessoas ligadas ao comércio. É importante que venham cursos para ensinar as pessoas, que não tiveram o não tem a oportunidade, a crescerem, principalmente na área digital. O Shopping da Cidade tem uma estrutura boa, é bem localizado. Precisamos de ações que gerem movimento econômico, já tivemos outros tipos de ações sociais, mas o nosso foco é econômico”, pontua.

A representante da Associação dos Comerciantes do Centro Comercial Popular de Imperatriz (ASCCCOPI), Anaglaucy Dias, responsável por gerenciar o Shopping da Cidade, enfatiza a importância da ação. “É muito importante e essencial para o desenvolvimento do Shopping da Cidade, pois ajudará os pequenos empreendedores do local a tocarem os seus negócios. O treinamento despertará em cada um, o empreendedorismo e ajudará a desenvolver o seu negócio. Ao traçar o perfil dos empreendedores, cada um entenderá quem é o seu público-alvo, com que tipo de produto ele deve trabalhar, de que forma vai abordar o cliente. Ele precisa primeiro entender quem ele é, como empreendedor, para poder trabalhar a sua marca, o seu negócio e atrair o seu cliente”, pontua.

Ela acrescenta, que sempre buscam parcerias com o município para o desenvolvimento das atividades do Shopping. Já os lojistas, contribuíram com sugestões de melhorias para alavancar as vendas.

Desenvolvimento Econômico