Combate ao Aedes Aegypti

Saúde

Repelentes contra mosquito da dengue serão entregues às gestantes

Beneficiárias passarão por oficinas sobre o uso racional

Publicado em: 04/04/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Repelentes contra mosquito da dengue serão entregues às gestantes

O secretário de Saúde, Alair Firmiano, recebeu os repelentes (Foto: Maria Almeida)

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) entrega, a partir do dia 7 de abril, repelentes para gestantes cadastradas no programa Bolsa Família. Os lotes dos produtos chegaram na tarde da última sexta-feira (31) e serão distribuídos na sede da Central de Assistência Farmacêutica (CAF), na Rua Itamar Guará, no Bairro Três Poderes.  O objetivo da ação é prevenir casos de doenças e nascimento de bebês com microcefalia

Os repelentes combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças. “Ainda não sabemos quantas mulheres serão beneficiadas no nosso município, mas já estamos fazendo levantamento junto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Atenção Básica e Programa de Saúde da Mulher”, explica o secretário Alair Firmiano.

A coordenadora da CAF, Bruna Castro, informa que para facilitar o acesso das beneficiárias será realizada, previamente, uma oficina sobre o uso racional de medicamentos na gestação, onde serão repassados os informes sobre a dispensa dos repelentes. “Veremos a melhor forma de entrega, após fechar o relatório, e provavelmente usaremos um calendário baseado no número do NIS, começando pelos NIS final 1”, ressalta. 

Cada gestante será beneficiada com dois repelentes. No ato da entrega será exigido documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua). “Contudo, as gestantes não precisam correr, quando definirmos a data da distribuição, divulgaremos”, afirma o secretário de Saúde.
 

Combate ao Aedes Aegypti