Defesa Civil

CHUVAS

Monitoramento da Defesa Civil aponta redução no nível do Rio Tocantins

A marca de 5.76 metros acima do normal foi registrada na manhã desta terça-feira.

Publicado em: 28/03/2023 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Monitoramento da Defesa Civil aponta redução no nível do Rio Tocantins

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou mais um alerta laranja de chuvas intensas, entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dias, ventos intensos de 60-100km/h (Foto: Maira Soares)

Nas últimas 24 horas o nível do Rio Tocantins recuou e a Defesa Civil do Município continua o trabalho de monitoramento, tanto nos bairros localizados na área ribeirinha, quanto nas imediações do Riacho Cacau, no Parque Alvorada I. Como forma de precaução, as famílias desabrigadas ainda são mantidas nos abrigos do Centro, Porto da Balsa e Parque Alvorada II, recebendo atendimento da Prefeitura, por meio de diversos serviços. 

Segundo os agentes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), o monitoramento do rio ocorre diariamente, e na manhã desta terça-feira (28) chegou a 5.76 metros acima do considerado normal, marca positiva diante do período de chuvas intensas na região. 

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, destaca o compromisso da gestão em ofertar serviços voltados para essas famílias, que vão desde o cadastramento das famílias; apoio na mudança; dentro dos abrigos, com ações ostensivas; e não menos importante, com a vistoria diária desses pontos, visando a segurança desses moradores que tiveram que sair das suas residências.

“A chuva deu uma trégua, mas a previsão é de mais chuva até abril. Se até sexta-feira (31), a gente observar que os pontos críticos já estão seguros para as famílias voltarem, nós iniciaremos o retorno aos que quiserem para seus respectivos imóveis, mas nada disso é concreto ainda, tudo pode mudar, e tudo depende do tempo”. Afirma Josiano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou mais um alerta laranja de chuvas intensas. Conforme publicado, o aviso destaca para chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dias, ventos intensos de 60-100km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Defesa Civil