Defesa Civil

CHUVAS

Defesa Civil reforça monitoramento diante da elevação do nível do Rio Tocantins

Segundo dados, na manhã desta segunda-feira (20), o volume de água atingiu a marca de 6.54 metros acima do considerado normal

Publicado em: 20/03/2023 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil reforça monitoramento diante da elevação do nível do Rio Tocantins

A previsão é de mais tempestade, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/ dia, com ventos intensos de 60-100 km/h (Foto: Maira Soares)

Diante das fortes chuvas, e do período de inverno rigoroso em toda região, o Rio Tocantins apresentou uma súbita elevação nesse último final de semana. Segundo a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), o nível está com 6.54 metros acima do considerado normal, deixando em alerta a população ribeirinha.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, a cheia já era esperada devido às fortes chuvas da semana passada, e dos alertas que indicavam um período rigoroso em Imperatriz no mês de março.

“Infelizmente o rio tá subindo, e rápido, diante disso, a nossa equipe está em alerta total, juntamente com os moradores, para uma possível cheia ali nas imediações do bairro da Caema, Beira Rio e Porto da Balsa. Estamos monitorando, conversando com os moradores, e desde já, providenciando os abrigos para recebê-los em caso de enchente”, afirma.

Vale destacar que desde o início do ano, a Prefeitura já se preparava para possíveis alagamentos, e na semana passada os primeiros desabrigados ou desalojados foram pegos com a cheia dos riachos, no Parque Alvorada II. Lá os moradores estão em 145 pessoas que estão no abrigo da Igreja Arpa de Davi e na igreja Assembleia de Deus Congregação Emanuel.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de mais tempestade, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/ dia, com ventos intensos de 60-100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvore, entre outros.

Defesa Civil