Defesa Civil

CAPACITAÇÃO

Defesa Civil participa de treinamento prático de primeiros socorros

Atendimentos iniciais em caso de acidentes, afogamentos e engasgamentos foram realizados na capacitação

Publicado em: 04/10/2021 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil participa de treinamento prático de primeiros socorros

Treinamento capacitou servidores para cuidados relativos aos primeiros socorros (Foto: Maira Soares)

Com o objetivo de capacitar os agentes da Defesa Civil, a Prefeitura, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou treinamento prático de primeiros socorros sobre noções básicas de atendimento pré-hospitalar (APH).

O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Marcos Antônio Barros Lima e o técnico em enfermagem, Danilo Sancho Coimbra, ambos instrutores do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP), abordaram de forma teórica e prática algumas técnicas cruciais para casos de parada cardiorrespiratória, por exemplo, com a realização da massagem cardíaca. 

O superintendente Josiano Galvão explica que treinamentos como esses são de grande relevância, pois o atendimento pré-hospitalar pode salvar vidas, se realizado de forma correta e com conhecimento básico, que os profissionais da saúde ofereceram aos agentes.

“Conhecimento nunca é demais, a nossa equipe se depara com diversos tipos de acidentes que vão desde afogamentos, incêndios, desmoronamento, alagamentos, entres outras situações. Quanto mais prática e cursos, maior a chance de oferecer um atendimento melhor e salvar vidas”, destaca.

O superintendente diz ainda que, além do treinamento de primeiros socorros, os agentes da Defesa Civil, bem como toda a parte técnica, realizam outros cursos no decorrer do ano que são essenciais nas mais variadas situações.

Entre eles, os agentes já realizaram treinamentos de afogamentos, em casos de enchentes, demolição, área com risco de desmoronamento, fiscalização, alvarás, incêndios, entre outros, que fazem parte do quadro de capacitação da Defesa Civil.

Defesa Civil