Defesa Civil

CONHECIMENTO

Defesa Civil participa de capacitação sobre atendimento a desastres naturais

O curso realizado em Imperatriz com duração de três dias encerrou nesta quinta-feira

Publicado em: 09/06/2022 por João Rodrigues

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil participa de capacitação sobre atendimento a desastres naturais

Agentes de vários municípios se reuniram no auditório do Senac nos dias 07, 08 e 09 de maio. (Foto: João Rodrigues)

Agentes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, participaram durante três dias de um curso ministrado pela Defesa Civil Estadual visando a preparação para melhor atuação em casos de desastres naturais.

Encerrada nesta quinta-feira (09), no auditório do Senac, Centro, a capacitação teve como público-alvo agentes da Defesa Civil de oito municípios da Região Tocantina que fazem parte da área de abrangência do 3º Batalhão de Bombeiros Militar e militares desta mesma unidade.

No curso foram abordados vários temas de grande importância para aos agentes e Municípios, que foram eles: Política Nacional de Defesa Civil; Doutrina da Defesa; parte operacional da Defesa Civil; Manuseio do sistema onde são colocadas as informações referentes aos processos de decreto de situação de emergência, calamidade pública, registros e cadastros realizados no sistema. Já no último dia foi a vez de tratar sobre a transferência de recursos para a assistência humanitária e de reconstrução.

O superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, Josiano Galvão, ressaltou que o curso é muito importante para repasse de informações atualizadas sobre a legislação, sobre decretos e a troca de experiências com outros profissionais da área.

“Quanto mais qualificação melhor. Tivemos resoluções que mudaram em março deste ano, algumas situações sobre decreto de emergência, então com o curso nós ficamos sabendo como atuar para o próximo ano, além do treinamento em si, a troca de informações e experiências que vão nos ajudar a superar os períodos de desastres naturais”, destacou Josiano Galvão.

Agente de Defesa Civil de Imperatriz, Ociane Lopes Pereira, definiu o curso como uma oportunidade de obter mais conhecimentos que serão importante para agilizar o trabalho num caso de desastre natural em que for decretado estado de emergência.

“O pessoal da Defesa Civil Estadual nos repassa neste curso a real situação do sistema para que numa situação de desastres naturais, estejamos aptos e preparado para dar uma resposta mais rápida possível à sociedade”, disse o agente Ociane.

O coordenador de Operações da Defesa Civil Estadual e do curso, o major Cláudio Roberto Rodrigues Melo, disse que a capacitação foi solicitada pelo comandante do 3º BBM, coronel Wilny, após perceber a necessidade de atualização dos Municípios.

Major Rodrigues acrescentou que a capacitação, também, foi estendida a militares do 3º BBM, em razão da unidade ser base Regional da Defesa Civil Estadual é muito procurada pelos Municípios em caso de desastres naturais.

Defesa Civil