Defesa Civil

prevenção

Defesa Civil monitora morro no bairro Ouro Verde após forte chuva

Ação faz parte do plano preventivo da Superintendência que visa preservar a integridade dessas famílias que moram no setor

Publicado em: 14/03/2023 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil monitora morro no bairro Ouro Verde após forte chuva

O monitoramento segue em outras áreas (Foto: Maira Soares)

O mês de março costuma ser um dos mais intensos em relação ao período chuvoso na região. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), reforça o monitoramento e vistorias em pontos mais atingidos pelos temporais. A exemplo, a equipe esteve num morro localizado no bairro Ouro Verde, acompanhando a situação do local após a forte chuva da última segunda-feira (13).

Conforme a equipe técnica da Defesa Civil, que esteve no local, o morro não traz nenhum risco a população que mora perto. Segundo o agente Georlan Medina, a área já vem sendo observada há mais de dois anos, e no ano passado, como forma de cautela, uma casa foi interditada, já que colocava em risco a vida dos moradores.

O superintendente de Defesa Civil, Josiano Galvão, destaca a importância da prevenção e da observação da população em casos específicos como esse, já que em algumas situações a natureza dá indícios de que algo pode acontecer.

“Estamos sempre atentos, principalmente nesse período onde temos diversas demandas que podem salvar vidas. Nesse caso do morro no Ouro Verde, nossa equipe trabalha ostensivamente com monitoramento de toda a área para que as famílias que residem lá estejam amparadas e não sejam pegos de surpresa com nenhum deslizamento ou algo mais grave”, afirma Josiano.

Além do morro, a Defesa Civil trabalha também com o monitoramento do rio Tocantins, que atualmente está com 1 metro e 80 centímetros, estando atualmente com o nível normal, sem nenhuma risco aos ribeirinhos que moram na área. A equipe também trabalha na vistoria dos riachos que cortam a cidade.

Ainda conforme o superintendente Josiano Galvão, a previsão é de mais chuvas, principalmente na última semana de março. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estamos com alerta laranja, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dias, com ventos intensos de 60-100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, entre outras. Em caso de emergência, chamar a Defesa Civil pelo (99) 99152-0832.

Defesa Civil