Defesa Civil

PREVENÇÃO

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil monitora pontos críticos em Imperatriz

Chuva da última noite, e manhã desta quarta-feira (15), foi de 35 milímetros

Publicado em: 15/03/2023 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil monitora pontos críticos em Imperatriz

Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Tocantins está com 3,80 metros acima de zero, cenário que não representa risco. (Foto: Maira Soares)

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil monitora pontos críticos em Imperatriz. No período chuvoso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), realiza, desde as primeiras horas do dia, o monitoramento dos pontos mais críticos e de possíveis alagamentos após a forte chuva da última noite e manhã desta quarta-feira (15).  

Dados da Defesa Civil apontaram que nas últimas 13 horas, a precipitação de algumas estações pluviométricas constataram que na Vila Cafeteira volume de chuva foi de 37.6 mm; Infraero 36.2 mm; Caema 37.6 mm; e Semus 28.2 mm, com média de 35 milímetros de água. 

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, apesar da forte chuva, que já era esperada, pois a região estava com alerta laranja, não foi constatado pontos considerados críticos com acúmulo de água que colocasse em risco a população, principalmente em locais próximos aos riachos, já que o escoamento da água foi esvaziando rapidamente conforme o volume da chuva ia diminuindo. 

“Estamos em alerta desde ontem, felizmente mesmo com alguns pontos de alagamentos estamos observando que todo o trabalho preventivo feito pela gestão com drenagem, limpeza de bueiros, entre outras ações, estão tendo impacto positivo, já que locais que até então eram bastante prejudicados pela chuva, estão relativamente 'seguindo o fluxo normal’, sem tantos danos para população, ou seja, é um trabalho ostensivo, de precaução, e prudência que está contribuindo para um período chuvoso calmo”, afirma Josiano.

Apoio:

Cinco famílias que moram no Parque Alvorada II, na região conhecida como 'Baixada', precisaram de apoio da Defesa Civil, logo nas primeiras horas do dia. Uma delas foi levada com ajuda dos agentes, para casa de familiares. As demais não necessitaram deixar os imóveis, mas continuam assistidas pelo órgão. Outro trabalhado realizado é o de monitoramento nos pontos próximos ao Rio Tocantins.

Defesa Civil