Defesa Civil

CHUVAS

Chuva acumulada em 24 dias ultrapassou média prevista para todo o mês de março

Eram esperados 315 milímetros, enquanto já choveu 376 até agora

Publicado em: 24/03/2023 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Chuva acumulada em 24 dias ultrapassou média prevista para todo o mês de março

Até esta sexta-feira o total de 257 estão desabrigas ou desalojadas em Imperatriz (Foto: Maira Soares)

A chuva acumulada nos primeiros 24 dias de março em Imperatriz, já superou o volume esperado para todo o mês. Conforme a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), já choveu 149,20% a mais do que o previsto, e a previsão é de chuvas mais intensas, se estendendo até abril.

Na madrugada dessa sexta-feira (24), por exemplo, voltou a chover, com média de 56.70 milímetros. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a estação pluviométrica da Vila Cafeteira acumulou 55.8mm, já na Infraero foram 67.0mm, seguindo pela Caema com 66.2mm e Semus com 37.8mm.

O superintende da Defesa Civil, Josiano Galvão, divulgou mais um relatório referente aos desabrigados e desalojados atualizados na manhã dessa sexta-feira. Conforme apresentado, são 8 famílias e 25 pessoas na Congregação Emanuel Bairro, no Parque Alvorada II; 13 famílias e 60 pessoas na Congregação Harpa de Davi, no Parque Alvorada II, com 11 famílias e 38 pessoas desalojadas. Já na escola Governador Archer, Centro, são 11 famílias abrigadas com 37 pessoas; na escola Tiradentes, uma família e 3 pessoas; no bairro da Caema são 2 famílias e 10 pessoas, na Congregação Pedra Viva; na Quadra da Caema, 3 famílias e 18 pessoas; Congregação Jerusalém Celeste Porto da Balsa, 2 famílias e 6 pessoas;

“Infelizmente essas famílias tiveram que recorrer aos abrigos, só no Porto da Balsa e Caema, nós temos 159 desabrigados, número bastante expressivo, fora os desalojados que são 98 pessoas, ou seja, são muitas famílias, com crianças, idosos, animais, e a gente da Defesa Civil, juntamente com outros órgãos, estamos atentos as demandas deles, bem como aos suporte no que for necessário”, afirma Josiano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou mais um alerta laranja de chuvas intensas. Conforme publicado, o aviso destaca para chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dias, com ventos intensos de 60-100km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Defesa Civil