Defesa Civil

VERÃO

Ceste reconhece influência do La Niña nas mudanças no período de veraneio na região

Reunião com associações das praias do Meio e do Cacau foi avaliada como positiva por representantes dos empreendedores

Publicado em: 04/08/2022 por Kalyne Cunha

Superintendência de Defesa Civil

Ceste reconhece influência do La Niña nas mudanças no período de veraneio na região

Período intenso de chuva foi considerado o maior durante 20 anos. (Foto: Maira Soares)

Na quarta-feira (03), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov) e a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa, esteve reunida com o Consórcio Estreito Energia (Ceste), que opera a Usina Hidrelétrica de Estreito, para prestar informações técnicas à população sobre o cancelamento do período oficial de veraneio 2022. A reunião técnica contou com a presença de representante do Corpo de Bombeiros, e dos presidentes das associações de empreendedores das praias do Cacau e do Meio.

A usina fica localizada na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins, com capacidade para abastecer uma cidade com até 4 milhões de habitantes. Atualmente trabalha com 1.360 metros cúbicos por segundo, podendo ultrapassar os 5 mil em período chuvoso. Desde o início de operação, a empresa afirma nunca ter registrado chuvas e vazões tão elevadas, mas opera em condição normal. O acompanhamento da operação e produção de energia é realizada na sala de controle, que funciona 24 horas por dia. 

O gerente geral do Consórcio Estreito Energia de Estreito, João Rezek Júnior, fala sobre a situação atual dos rios da Região Tocantina e reforça informações recebidas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Tivemos um inverno atípico com influência do La Niña, que predominou no clima brasileiro, proporcionando maiores vazões e chuvas dos últimos 10 anos. Desde o início de operação da usina, não se registrava chuvas e vazões tão elevadas, que está se repetindo, também, no período da seca. Os rios ainda estão com o escoamento bem elevado, também acima da média que é uma condição natural do clima e da região que estamos instalados”.

Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, e o secretário de Governo, Eduardo Soares, na reunião com representante do Ceste. (Foto: Assessoria)

O secretário da Segov, Eduardo Soares, explica que atual situação do Rio Tocantins não possui ligação com a Prefeitura. “Estivemos reunidos com o Consórcio da Hidrelétrica de Estreito, com informações técnicas bem explicativas, junto com os representantes das praias do Cacau e do Meio, informando as condições do Rio Tocantins. O nível de água, acima do esperado, não está em uma situação a qual podemos administrar, pois depende do fator climático mundial, La Niña, que está influenciando no nível do rio”, relata.

O perímetro da hidrelétrica até Imperatriz é de 100 quilômetros de rios, com uma quantidade importante de afluentes, que também estão com o nível de água superior, como descreve Eduardo. “O período intenso de chuva foi considerado o maior durante 20 anos inviabilizando o uso seguro das praias na cidade. Considerando o mesmo período do ano passado, que hoje está 1 metro a mais acima do nível, são 300 a 400 metros cúbicos a mais”.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno começou dia 21 de junho no Hemisfério Sul, com expectativa de três meses com chuvas acima da média nas regiões norte e nordeste, região a qual nos encontramos, devido ao fenômeno La Niña. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios, no Norte. No sul do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média, mas o fenômeno deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média na maioria da região, como aconteceu na cidade.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, informa que visita técnica possibilitou a explicação de dúvidas sobre atual situação do Rio Tocantins. “As dúvidas que norteiam a população, viemos aqui para levar informações do que está acontecendo. A comissão técnica do Ceste, junto com uma equipe por videoconferência do Sul, nos repassou dados que já havíamos falado a dias atrás. Período chuvoso intenso acarretou solo encharcado, rios e riachos vazando, é e por esse motivo é que o nível do Rio Tocantins continua diferente dos anos anteriores, considerado atípico”.

Cobrado por respostas pelos frequentadores da praia e associados sobre os motivos pelos quais não aconteceria o período de veraneio, o presidente da Associação da Praia do Cacau, Vânio de Sousa, comenta que o encontro teve saldo positivo. “A reunião esclareceu todas as dúvidas que tínhamos a respeito do nível de água do rio, que por conta do intenso inverno, um período longo, e infelizmente não tivemos o período de veraneio tão desejado em Imperatriz”.

O presidente da Associação da Praia do Meio, Raimundo Nonato da Silva, ponderou como positiva, já que recebeu informações sobre dúvidas do nível do rio que impossibilitaram que os bancos de areia aparecessem.

Defesa Civil