Cultura

INCENTIVO

Projetos apoiados pela Lei Paulo Gustavo estão sendo executados em Imperatriz

Foram investidos mais de 2 milhões de reais em Imperatriz

Publicado em: 02/12/2024 por Regilson Borges

Fundação Cultural de Imperatriz

Projetos apoiados pela Lei Paulo Gustavo estão sendo executados em Imperatriz

Realização da VIII Feira de Artes Cênicas, pela Cia Afro de Teatro Reinvent´art, que proporcionou momento de práticas de teatro nos dias 28 e 29 de novembro (Foto: Arquivo)

O incentivo a projetos culturais e artísticos por meio da Lei Paulo Gustavo está a pleno vapor em Imperatriz. Selecionadas pela Fundação Cultural (FCI), as iniciativas foram definidas a partir de cinco editais de seleção e estão sendo realizadas graças ao esforço conjunto da Prefeitura e da classe artística da cidade para viabilizar o financiamento público desses projetos.

Um aspecto importante a destacar é que todas as atividades são ofertadas gratuitamente à população. Nesta primeira semana de dezembro, a Palhaça Contacena, em parceria com a Cia Cata e Conta História, se apresentará na praça da Vila Cafeteira no sábado, dia 7, às 17h, com uma programação especial para toda a família.

Entre os destaques, a Feira de Artesanato ocorrerá de 9 a 11 de dezembro, promovendo a exposição e comercialização de produtos de artesãos locais, além de oficinas de artesanato. Já entre os dias 12 e 15 de dezembro, a Associação de Artesanato realizará uma exposição na Praça da Cultura, acompanhada de apresentações artísticas.

Para os interessados em fotografia, o curso "Imagem em Ação" oferecerá aulas em dois horários: Turma 1: Terças-feiras, nos dias 26/11 e 03/12, das 17h30 às 20h30; Turma 2: Quartas-feiras, nos dias 27/11 e 04/12, das 14h às 17h. As aulas, destinadas a alunos previamente selecionados, acontecerão na Universidade Federal do Maranhão. Também foi realizado a VIII Feira de Artes Cênicas, pela Cia Afro de Teatro Reinvent´art, que proporcionou momento de práticas de teatro nos dias 28 e 29 de novembro.

O escritor Zeca Tocantins lançará, em breve, o livro Rua do Fio. Também será realizada "Ciclo de oficinas para preparação de artistas", todos com financiamento da Lei Paulo Gustavo. Em breve as datas devem ser anunciadas. 

“Estamos acompanhando e apoiando de perto a realização desses eventos. Ainda teremos muitos projetos que devem ser executados, principalmente na área do audiovisual. Fico feliz em ver nossa classe artística sendo beneficiada e mostrando seu talento”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Charles de Oliveira.

A Lei Paulo Gustavo investiu R$ 2.130.000,00 na produção cultural do município, contemplando a seleção de 88 projetos culturais e 63 artistas de diferentes segmentos, promovendo a diversidade e a criatividade local.

Cultura