INCENTIVO
Projetos apoiados pela Lei Paulo Gustavo estão sendo executados em Imperatriz
Foram investidos mais de 2 milhões de reais em Imperatriz
Publicado em: 02/12/2024 por Regilson Borges
O incentivo a projetos culturais e artísticos por meio da Lei Paulo Gustavo está a pleno vapor em Imperatriz. Selecionadas pela Fundação Cultural (FCI), as iniciativas foram definidas a partir de cinco editais de seleção e estão sendo realizadas graças ao esforço conjunto da Prefeitura e da classe artística da cidade para viabilizar o financiamento público desses projetos.
Um aspecto importante a destacar é que todas as atividades são ofertadas gratuitamente à população. Nesta primeira semana de dezembro, a Palhaça Contacena, em parceria com a Cia Cata e Conta História, se apresentará na praça da Vila Cafeteira no sábado, dia 7, às 17h, com uma programação especial para toda a família.
Entre os destaques, a Feira de Artesanato ocorrerá de 9 a 11 de dezembro, promovendo a exposição e comercialização de produtos de artesãos locais, além de oficinas de artesanato. Já entre os dias 12 e 15 de dezembro, a Associação de Artesanato realizará uma exposição na Praça da Cultura, acompanhada de apresentações artísticas.
Para os interessados em fotografia, o curso "Imagem em Ação" oferecerá aulas em dois horários: Turma 1: Terças-feiras, nos dias 26/11 e 03/12, das 17h30 às 20h30; Turma 2: Quartas-feiras, nos dias 27/11 e 04/12, das 14h às 17h. As aulas, destinadas a alunos previamente selecionados, acontecerão na Universidade Federal do Maranhão. Também foi realizado a VIII Feira de Artes Cênicas, pela Cia Afro de Teatro Reinvent´art, que proporcionou momento de práticas de teatro nos dias 28 e 29 de novembro.
O escritor Zeca Tocantins lançará, em breve, o livro Rua do Fio. Também será realizada "Ciclo de oficinas para preparação de artistas", todos com financiamento da Lei Paulo Gustavo. Em breve as datas devem ser anunciadas.
“Estamos acompanhando e apoiando de perto a realização desses eventos. Ainda teremos muitos projetos que devem ser executados, principalmente na área do audiovisual. Fico feliz em ver nossa classe artística sendo beneficiada e mostrando seu talento”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Charles de Oliveira.
A Lei Paulo Gustavo investiu R$ 2.130.000,00 na produção cultural do município, contemplando a seleção de 88 projetos culturais e 63 artistas de diferentes segmentos, promovendo a diversidade e a criatividade local.