Contribuinte

RECEITA MUNICIPAL

IPTU com 20% de desconto é prorrogado até 30 de junho

Portaria da Sefazgo oferece mais prazo para quitar o débito à vista, em cota única

Publicado em: 09/06/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

IPTU com 20% de desconto é prorrogado até 30 de junho

Recursos arrecadados são aplicados em infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde e outras áreas essenciais. (Foto: Arquivo)

Os contribuintes que não aproveitaram o desconto de 20% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício 2022, têm agora até 30 de junho. A prorrogação é válida apenas para os pagamentos realizados em cota única (à vista). Os vencimentos dos pagamentos parcelados seguem com as mesmas datas, inclusive com 10% de desconto no valor integral.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), divulgou a Portaria Nº 42/2022, disponível aqui, para a prorrogação do prazo nesta quinta-feira (09). A medida tem o objetivo de auxiliar os contribuintes afetados pelos impactos econômicos da pandemia, cedendo mais tempo para a realização dos pagamentos à vista e para aproveitar o desconto.

O secretário da Sefazgo, Josafan Bomfim, esclarece que o principal foco é oportunizar ao contribuinte acesso às facilidades oferecidas na campanha do IPTU 2022. “Entendemos que o nosso contribuinte passa ainda por dificuldades devido ao período de pandemia e entre outros problemas de caráter econômicos. Dessa forma, a prorrogação se faz necessária, pois acreditamos que facilitará a organização do orçamento familiar.”, afirma.

O cronograma das parcelas seguintes segue com a 1ª parcela no dia 10 de junho; 2ª parcela em 11 de julho; 3ª parcela em 10 de agosto; 4ª parcela em 12 de setembro; 5ª parcela em 10 de outubro; e 6ª parcela em 10 de novembro. Além do pagamento por boleto, a Sefazgo disponibiliza modalidades de pagamentos digitais.

De acordo com o secretário, os recursos arrecadados na campanha do IPTU são aplicados em infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde e entre outras áreas essenciais. “A partir do imposto, a administração pública promove o desenvolvimento para os cidadãos e melhora a qualidade de vida dos habitantes, com a prestação dos serviços”, comenta.

Para conferir o carnê, acesse o link imperatriz.ma.gov.br/iptu2022. O secretário explica ainda que o Município trabalha sempre para facilitar cada vez mais a vida do cidadão nos serviços administrativos. “Nosso Portal do Contribuinte conta com ferramentas de excelência para agilizar todos os serviços necessários, somos destaque no que diz respeito a eficiência do atendimento ao público”, diz.

Em caso de dúvidas e dificuldades, o interessado deve entrar em contato com a secretaria, através do WhatsApp: (99) 99185-7126 ou email: sefazgo@imperatriz.ma.gov.br.

Contribuinte