CAPACITAÇÃO
Sedes participa de formação continuada sobre Plano Individual de Atendimento (PIA)
Um dos objetivos é assegurar um atendimento eficaz e a proteção adequada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Publicado em: 30/08/2024 por Kalyne Cunha
A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Proteção Social Especial de Média Complexidade, do setor de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), participou na última quinta-feira (29) da Formação Continuada sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA). A oficina socioeducativa, promovida pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) em parceria com a Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), foi realizado de forma online, reunindo técnicos do atendimento socioeducativo em meio fechado e aberto de todo o Estado do Maranhão, além de profissionais de outras regiões e membros do sistema de justiça.
A capacitação destacou a importância do PIA como ferramenta metodológica essencial para garantir um atendimento eficaz e a proteção adequada às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, conforme orienta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A formação também enfatizou a necessidade de articular as ações do serviço com a rede de proteção para alcançar resultados significativos e duradouros.
Dorielton Xavier, secretário da Sedes, destacou que a capacitação contínua dos profissionais é uma de suas prioridades. “A capacitação contínua dos nossos profissionais é uma prioridade para a Secretaria de Desenvolvimento Social. O empenho do Creas na implementação do PIA reflete nossa dedicação em proporcionar serviços de excelência, que visam não apenas a reintegração social, mas também o bem-estar integral das crianças e adolescentes sob nossa tutela. Essas formações são essenciais para aprimorar constantemente nossas práticas, garantindo que cada jovem tenha a oportunidade de construir um futuro mais promissor e repleto de possibilidades”.
A coordenadora do CREAS, Aretuza Lopes, enfatizou a importância da capacitação para setor das medidas socioeducativas em meio aberto. “A participação na Formação Continuada é fundamental para podermos aperfeiçoar nossas práticas no atendimento socioeducativo. O PIA nos permite não apenas organizar e planejar as intervenções de forma mais precisa, mas também acompanhar o desenvolvimento de cada criança e adolescente de maneira individualizada, garantindo que suas necessidades sejam atendidas com a maior eficiência possível”.
A Formação Continuada sobre o PIA reforçou o compromisso das equipes socioeducativas com a melhoria contínua dos serviços prestados, buscando sempre que possível, a reintegração segura e o desenvolvimento integral dos jovens atendidos.