Assistência Social

OPORTUNIDADE

Programa Acessuas leva capacitação aos jovens da zona rural

Palestras, atividades e cursos voltados para adolescentes são alguns dos serviços oferecidos

Publicado em: 19/08/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Programa Acessuas leva capacitação aos jovens da zona rural

A capacitação é gratuita e aberta ao público de adolescentes do povoado Coquelândia. (Foto: Sara Batalha)

Com o objetivo de capacitar jovens na faixa etária de 14 a 18 anos, assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, para inclusão no mercado de trabalho, o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, junto ao Centro de Integração Escola e Trabalho, CIEE, leva capacitação ao povoado de Coquelândia. O tema do encontro é “O que as empresas esperam do Aprendiz?”; e tem início às 14h na Casa Família Rural, na quinta-feira, 22. 

Para a secretária da Sedes, Janaína Ramos, "os programas da Sedes, na gestão Assis Ramos, visam oportunizar assistência social e melhoria de vida às pessoas, seja por meio de cursos, palestras ou capacitações. Para o público jovem, temos o Acessuas, que abre novos horizontes para os que estão em situação de vulnerabilidade social. Nós sabemos que, esta é uma época delicada e atividades irão ocupar a mente destes jovens e evitar o tempo de ociosidade. Além disso é uma oportunidade para inseri-los no mercado de trabalho", destacou. 

De acordo com a coordenadora do Acessuas da Sedes, Aretuza Lopes, "o objetivo maior desta ação é capacitar os jovens para o mundo do trabalho. Os aprendizes do CIEE nas oficinas, enfatizam bem a  questão da responsabilidade e dão dicas sobre  o que as empresas esperam do aprendiz", disse.

Sobre a iniciativa: O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego. As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Assistência Social