Assistência Social

OPORTUNIDADE

Programa Acessuas da Sedes assiste menores em medidas socioeducativas do Creas

Iniciativa visa capacitar os jovens para mercado de trabalho

Publicado em: 28/08/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Programa Acessuas da Sedes assiste menores em medidas socioeducativas  do Creas

Ação integra projeto Capacitando Nossos Jovens para o Jovem Aprendiz. (Foto: Sara Batalha)

Adolescentes que cumprem medida social educativa, participaram de uma palestra na manhã desta quarta-feira, 28, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas, sobre oportunidade e mercado de trabalho. A capacitação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do Governo Federal, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, no Município. O jovem coaching Thiago Franco palestrou, a convite da coordenadora municipal do programa, Aretuza Lopes.

Ela explica que "esta ação faz parte do projeto Capacitando Nossos Jovens para o Jovem Aprendiz. A equipe entende que esses jovens, que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto precisam de um olhar especial para que os mesmos, através dessas capacitações, tenham uma nova perspectiva de vida e reescreva a sua história", ressaltou.  

Thiago Franco, 22, que é também advogado, enfatizou que “os jovens devem ter habilidades extras, que, em muitas vezes, não são ensinadas na sala de aula. Habilidades como: liderança, falar em público, gerir pessoas são essenciais para o aprimoramento desses jovens dentro das empresas”, informou.

O adolescente L.A.S, 17, cumpre medida socioeducativa em meio aberto e é acompanhado Creas. Ele ouviu a palestra e contou do sonho que tem de fazer um curso de nível superior. "Aprendi muita coisa aqui sobre o mercado de trabalho, sobre liderança, motivação e como lidar com consequências no dia a dia. Meu desejo é futuramente terminar meus estudos, arrumar um trabalho e fazer uma faculdade, ou de engenharia civil ou arquitetura", disse. 

Assistência Social