Assistência Social

IMUNIZAÇÃO

Prefeitura vacina usuários do Centro Pop

Imunizante de dose única foi aplicado em 25 pessoas atendidas pelo programa

Publicado em: 12/08/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura vacina usuários do Centro Pop

Por se tratar de uma população mais vulnerável, houve a necessidade de realizar o processo de imunização dentro das dependências do programa que os assiste, sendo optado por uma vacina de dose única. (Foto: Edmara Silva)

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) promoveu nesta quinta-feira, 12, a vacinação contra o novo coronavírus, de 25 pessoas atendidas pelo serviço. O programa é mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e a imunização foi promovida em parceria do Centro Pop com o programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde.

A vacina aplicada foi a Janssen, o imunizante de dose única. Por se tratar de uma população mais vulnerável, houve a necessidade, por parte da equipe do Centro Pop, de realizar o processo de imunização dentro das dependências do programa que os assiste, sendo optado por uma vacina de dose única.

L.F. foi a primeira pessoa a ser imunizada no local. O rapaz de 27 anos conta que estava muito ansioso para receber a vacina e ficou mais contente ainda em ser apenas uma aplicação. “Frequento o Centro Pop há mais ou menos um mês e estou muito feliz de estar sendo vacinado hoje. Aqui recebo apoio, pois aquelas pessoas que precisam, que o mundo despreza, eles pegam e acolhem”, comenta.

Secretária da Sedes, Janaína Ramos, explica que o objetivo das ações da secretaria é sempre priorizar os que mais precisam de assistência. “Por isso, nós da Sedes entendemos que o público dos abrigos também precisa ser protegido, por isso foram incluídos no cronograma de vacinação. Por se tratar de uma população flutuante, as que passam pelo Centro Pop, a vacina de dose única visa atender de forma mais eficaz aquelas pessoas em situação de rua”, explica.

A coordenadora do Centro Pop, Francisca Antônia Correa, reforça que por se tratar de um público que quase sempre muda, há a possibilidade de promover outros momentos para a aplicação da vacina dessa população. “A gente esperou chegar a vacina de dose única, no caso, estamos usando a Janssen. Claro que a partir da demanda, vamos promovendo mais momentos de imunização”, ressalta.

Assistência Social