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Mais de 3 mil cestas básicas e mais de 500 toneladas de alimentos foram entregues pela Sedes em 2021

O combate à insegurança alimentar ocupou papel de destaque neste ano. O acolhimento em diversos Programas também mantiveram-se ofertando serviço de qualidade à população.

Publicado em: 25/12/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Mais de 3 mil cestas básicas e mais de 500 toneladas de alimentos foram entregues pela Sedes em 2021

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) potencializou, ao longo de 2021, todos os serviços voltados ao combate à fome. (Foto: Sara Batalha)

Somadas as situações de vulnerabilidade social e insegurança alimentar com a permanência da pandemia da Covid-19, a pobreza extrema já atinge 27,4 milhões de brasileiros. Pensando nesta realidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) potencializou, ao longo de 2021, todos os serviços voltados ao combate à fome. Demais programas da Política de Assistência Social também tiveram papel importante com serviços de acolhimento mantidos (seguindo orientações dos órgãos de saúde) em todos os meses do ano.

Contando com aquisição própria da Prefeitura e doações de empresas, somente o Banco de Alimentos alcançou total de 526.653,65 toneladas de gênero alimentício (entre os quais verduras, frutas, legumes, pão e outros) entregues diretamente à população e às instituições não governamentais em toda a cidade.

Janaína Ramos, secretária de Desenvolvimento Social, faz uma reflexão sobre as ações realizadas. "O ano de 2021 não foi fácil. Diante de uma conjuntura desfavorável, a Sedes deu ênfase ao combate à insegurança alimentar, com a entrega dos benefícios eventuais e 3 mil cestas básicas". 

A secretária destacou ainda a oferta de capacitações. "Neste ano também demos continuidade aos cursos, quase 600 pessoas foram capacitadas em várias áreas, como beleza, alimentação, eletricidade, enfim. Mesmo com toda dificuldade enfrentada no mundo inteiro, nós nos esforçamos e demos o nosso melhor. Desejo que 2022 seja um ano de transformação, que as pessoas consigam viver melhor do que neste ano", acrescentou. 

O Restaurante Popular não ficou aquém, permaneceu com a venda das quentinhas por apenas R$2,00 e ainda passou a ofertar, a partir do mês de junho, o jantar, com o mesmo custo para população. No que se refere à doação de cesta básica, a Sedes alcançou milhares de famílias com a entrega de 3 mil cestas básicas, divididas nos 12 meses do ano. Estas foram entregues diretamente na Sedes, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outras frentes de trabalho. Em abril, a classe artística foi um dos públicos assistidos pelas doações.

A Proteção Social Básica, que compreende os polos de Cras, realizou diversas atividades próprias da agenda de assistência social e buscou importantes parcerias público-privadas para beneficiar os usuários. Por exemplo: parceria com a empresa Fascina Lingerie para a oferta de curso em corte e costura; com o Instituto de Odontologia das Américas (IOA) para viabilizar atendimento odontológico às crianças assistidas pelos Cras; parceria com a Equatorial Energia, com o Programa Tarifa Social Energia Elétrica, que concede descontos na conta de energia para inseridos no CadÚnico e doação de geladeiras; Unisulma e Facimp, com oferta de diversos atendimentos e doação de alimentos também.

Aos Cras e ao SCFV foi confiada a entrega do Vale Gás. Coordenação e servidores dos dois serviços pensaram e executaram toda a logística da entrega do benefício, que ocorreu nos meses de julho (com apoio do Corpo de Bombeiros), outubro, novembro e parte de dezembro (somente nos Cras).

Como em outros serviços, as atividades presenciais nos polos dos SCFV tiveram que ser suspensas, tendo em vista a necessidade do distanciamento social, orientado pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, para que os vínculos com os usuários não fossem totalmente rompidos, foram desenvolvidas gradativamente estratégias que atendessem a realidade do cenário existente.

Visitas domiciliares às famílias, entrega de brindes e lanche em datas comemorativas, dia de lazer e recreação em cinema, shoppings e clubes da cidade, orientações, palestra sobre temas relevantes da sociedade foram algumas das ações desenvolvidas no ano, pelo SCFV.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza atendimento a pessoas que tiveram direitos violados. Acompanhamento de violência praticada contra criança e adolescente, idosos e pessoas com deficiência também faz parte da rotina.

O atendimento é realizado via telefone para aconselhamento e também marcação de assistência presencial, que inclui psicóloga, acompanhamento pedagógico, atendimento por assistentes sociais, e outros. Neste ano, o Creas deu ênfase à entrega de cestas básicas às famílias de crianças vitimas de violência, orientações aos pais sobre proteção contra a pedofilia e também foi oferecido dia de passeio no Trenzinho da Alegria, aos pequenos.

Ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) foram requeridas 477 carteiras passe livre municipal e 16 carteiras de livre acesso passe livre federal. No total, foram mais de 800 atendimentos gerais. O CRPD também dispõe da Central de Libras, que oferece atendimento de intérprete aos surdos que necessitam ir à consulta médica ou acessar outros serviços essenciais. No período de isolamento, serviço também tomou os devidos cuidados e suspendeu atividades presenciais em grupo, limitando-se ao atendimento individualizado.

Atividades presenciais estiveram suspensas na Casa do Idoso Feliz, mas só até metade do mês de agosto. O local já contabiliza mais de 400 atendimentos diários ao público, entre os serviços de saúde (161), nutricionista (16), atividade física (174), serviços administrativos (100), assistenciais (227). Foram servidos mais de 700 cafés da manhã e 500 lanches da tarde.

O Programa Criança Feliz teve atividades paralisadas e antes da retomada de visitas, a equipe foi treinada. Feito isto, o Programa entregou kits natalidade às mães e, entre outras atividades, realizou o Natal nas comunidades, com brindes, lanches e papai noel.

Abrigo Reviver para venezuelanos, neste ano, possibilitou a emancipação de uma família de cinco índios venezuelanos da etnia Warao. O abrigo também providenciou os protocolos de refúgio e identidade com validade por tempo indeterminado a 28 abrigados. Neste final de ano, 10 crianças tiveram um natal diferente, com tarde de recreação no Imperial Shopping e confraternização especial no abrigo.

O abrigo Superação ajudou a emancipar cinco famílias, retiradas da situação de rua e hoje vivem em casa alugada e conseguem sustentar-se. O abrigo também ajudou a compor a mobília dessas casas.

Cursos e capacitações, ofertados por meio do Projeto Técnico Social (PTS), foram de extrema importância no fomento do empreendedorismo em Imperatriz. Estética, eletricidade, pães e bolos caseiros, cabeleireiro, manicure e design de sobrancelhas foram alguns dos cursos ministrados nas comunidades, nos Cras, Serviços de Convivência, abrigos e demais instituições. A iniciativa já alcançou milhares de pessoas.

Neste ano foi celebrada adesão do Selo Unicef, edição 2021-2024. Além da aplicação de capacitações, também foram realizadas palestras com vistas à proteção da infância e adolescência, ações de combate à exploração do trabalho infantil, entre outras.

A coordenação das Medidas Socioeducativas, que funciona no prédio do Creas, desenvolveu ações recreativas e de lazer em clubes e shoppings da cidade aos menores, certificação, além de orientações de saúde em parceria com universidades.

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