Assistência Social

EVENTO

Enfrentamento das desigualdades com financiamento público foi discutido em Conferência de Assistência Social

Encontro foi realizado na Universidade Aberta do Brasil nesta sexta-feira, 20

Publicado em: 20/08/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Enfrentamento das desigualdades com financiamento público foi discutido em Conferência de Assistência Social

Cinco eixos foram utilizados para direcionar as discussões nas rodas de conversa. (Foto: Sara Batalha)

Foi realizada nesta sexta-feira (20) a XII Conferência Municipal de Assistência Social, no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com o tema: "Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", o evento teve duração de oito horas.

O secretário de Governo, Eduardo Soares, esteve presente representando o prefeito interino, Alcemir Costa. Ele exaltou a importância dos profissionais da área. “Todos vocês, assistentes sociais, estão comprometidos com o bem estar coletivo, com a garantia dos direitos humanos, com a liberdade de expressão, com acesso a serviços essenciais, como a saúde, educação, lazer, enfim, todas as políticas públicas. O trabalho de vocês começa com a compreensão da realidade social”, destacou.

Ele lembrou ainda da importância da Conferência: “é marcante e necessária para nossa cidade, para os profissionais e para as políticas sociais”, disse.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, compôs a mesa de abertura e pontuou a diferença que o trabalho de assistência faz na vida da população: “Em situações cotidianas, que nós precisamos resolver diariamente, o impacto desse trabalho é grandioso na vida de cada usuário”, afirmou. 

Maria Tamar Torquato é assistente social da Associação Pró-Idosos, para ela o evento “é um marco para a cidade de Imperatriz para discussão dos projetos e iniciativas, onde podemos ter voz, podemos nos articular juntamente com os profissionais e com os conselheiros de assistência social sobre o que deve ser feito na cidade para melhorar as ações da área".

Tamar enfatizou a atuação do assistente e listou suas atribuições: elaborar projetos sociais, persuasão, articulação de programas, acolhimento de usuários, resolução de problemas relacionados aos benefícios, como exemplo o direito ao passe livre, entre muitos outros.

A vereadora Cláudia Batista (PTB) também esteve na abertura da conferência e falou sobre a importante atuação desses profissionais para a garantia de direitos: “É a profissão do futuro”, disse.

Cinco eixos foram utilizados para direcionar as discussões nas rodas de conversa:

A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistencias no enfrentamento das desigualdades;

Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistencias;

Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

Gestão e acesso às seguranças socioassistencias e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistencias e proteção social;

Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergência.

Uma intérprete de libras atuou durante todo o evento para garantir a inclusão dos surdos. e, no encerramento das atividades foi realizada plenária e eleição dos delegados.

Assistência Social