Assistência Social

SETEMBRO AMARELO

Creas realiza palestra em alusão ao setembro amarelo

Foco da iniciativa é a prevenção ao suicídio e valorização da vida

Publicado em: 24/09/2019 por Islene Lima

Secretaria de Desenvolvimento Social

Creas realiza palestra em alusão ao setembro amarelo

Acompanhamento das famílias é fundamental para a campanha. (Foto: Edmara Silva)

Nesta terça-feira, 24, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas, realizou uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo. Momento foi ministrado pelo psicanalista, Alberto Clezio, e foi direcionado ao público atendido pelo Serviço de proteção e Atendimento Integral à família, Paefi.

A palestra faz parte das ações do Setembro Amarelo que já vem acontecendo desde o início do mês, a fim de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida, com objetivo de alertar a todos a respeito da temática.

Para a assistente social, Jaine Faustino, essa temática é muito importante, visto que os índices de suicídio são muito grandes em todo mundo. “Estamos trabalhando com as famílias que são atendidas aqui pelo Creas, onde fazemos atendimentos pedagógicos, atividades recreativas, e palestras informativas como a de hoje” explica.

Para o psicanalista, trabalhar a prevenção na família, sociedade e influências, é um grande fator predominante para a defesa da própria vida. “Algumas pessoas são influenciadas facilmente, e a família é o primeiro local para combater e prevenir o ato do suicídio, pois diferente de outros casos ele é silencioso, e não tem cor, raça, nem classificação social”, afirma Alberto.

A assistente social ainda ressalta que esse acompanhamento com as famílias é de suma importância, e que palestras de interesse público sempre são oferecidas para as crianças e famílias. “Esse tema é muito pertinente, e querendo ou não, uma coisa leva a outra. Muitas famílias não conseguem entender os motivos de seus filhos terem seus direitos violados, então estar com a mente boa até para ajudar da melhor forma possível, é essencial”. 

Assistência Social