SERVIÇOS
Casa do Idoso Feliz: local de acolhimento, cuidado com a saúde e aprendizagem
O Programa oferece serviço de convivência para pessoa idosa e é referência em Imperatriz e para outros municípios da região Tocantina.
Publicado em: 18/10/2021 por Sara Batalha
Envelhecer com dignidade, socializar e ter acesso aos serviços de saúde são alguns direitos da pessoa na terceira idade. A Prefeitura busca garantir esses direitos, além de qualidade de vida, por meio das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que mantém a Casa do Idoso Feliz. Espaço oferta atividades como devocionais, hidroginástica, alongamento, ginástica de salão, artesanato, dança, teatro, aulas de canto e coral, alfabetização, atendimento nutricional, terapia ocupacional, Academia da Saúde, atendimento médico (clínico geral e mastologista) e de enfermagem, encaminhamentos de exames e acompanhamento de hipertensão arterial.
Os serviços presenciais estiveram suspensos até metade do mês de agosto deste ano, por causa da pandemia, mas de acordo com a secretária da Sedes, Janaína Ramos, “a volta para as atividades presenciais gerou um sentimento de 'normalidade' para a rotina dos idosos e principalmente para os servidores da Casa, já que o período de isolamento gerou vários tipos de sentimentos e o pior deles foi o da incerteza".
Ela acrescenta que durante o período foi difícil planejar, executar e principalmente analisar se estavam agindo de forma correta ou não. “Agosto veio nos trazer um sentimento de realizar um trabalho de forma mais palpável, de feedback diário sobre a execução das nossas atividades e claro, de matar a saudade deles”, enfatizou Janaína.
Alessandra Nobre, coordenadora da Casa explica que “segundo as orientações técnicas, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa precisa ser estruturado de modo a proporcionar entre os participantes uma vivência da velhice de maneira integrada, ativa e saudável, com a orientação sobre as práticas de autocuidado. O objetivo principal é a realização de atividades que tratem do processo de envelhecimento, de ser pessoa idosa, das perdas e ganhos advindos com a idade, produzindo espaços de reflexão”, informou.
Somente nos meses de agosto e setembro (início da retomada), o local realizou mais de 400 atendimentos diários ao público, entre os serviços de saúde (161), nutricionista (16), atividade física (174), serviço administrativo (100), assistencial (227). Foram servidos 636 cafés da manhã e 476 lanches da tarde.
A estrutura da Casa é ampla, dispõe de recepção, auditório para eventos, cozinha, piscina, salas de alfabetização, música e canto. As ações propostas visam a interação social das pessoas idosas, favorecem o convívio e desenvolvimento de práticas saudáveis. De livre participação para os usuários com idade igual ou superior a 60 anos, basta apenas o interessado ir até o local e apresentar documentos de RG, CPF, comprovante de endereço.
O Programa também configura-se como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com cadastramento de novos usuários, emissão de carteirinha do idoso, encaminhamento para serviço especializado, como Creas, entre outros.