Assistência Social

OUTUBRO ROSA

Ações de prevenção são intensificadas na Casa do Idoso Feliz

Programação da campanha atinge população das zonas urbana e rural

Publicado em: 02/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Ações de prevenção são intensificadas na Casa do Idoso Feliz

Objetivo é informar a população sobre mitos e verdades do câncer. (Foto: Patrícia Araújo)

Celebrado anualmente, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, Outubro Rosa, tem objetivo de divulgar informações, promover e conscientizar  a população sobre a doença disponibilizando acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Este ano, a Prefeitura de Imperatriz trabalha a temática, “Entre de Peito Nessa Luta” e segue agenda intensificada como diferencial atuando nos bairros e zona rural da cidade. 

A programação desta quarta-feira, 2, realizada na casa do Idoso Feliz, por meio das secretarias municipais de Saúde, Semus, e de Desenvolvimento, Sedes, contou com a palestra da ginecologista, Karlla Zolinda, e atendimentos de mastologia, ginecologia e coleta de PCCU, realizados na Unidade Móvel Oncológica. O evento teve também a participação dos idosos que apresentaram uma temática teatral abordando o tema.

Sobre a programação na Casa do Idoso Feliz, a secretária da Sedes, Janaína Ramos, destaca a importância da campanha na melhor idade. “Estamos falando sobre a relevância das ações de prevenção e do autocuidado para os idosos. Caso haja o diagnóstico precoce, as chances de cura são altas. Estamos lutando para que essas mulheres façam o autoexame e conheçam seu corpo não somente no mês de outubro, mas durante todo o ano. Os atendimentos médicos estão intensificados, com o ônibus rosa  que traz não só o atendimento médico voltado para a saúde da mulher, mas para o homem que infelizmente ainda apresenta resistência ao procurar as ações voltadas à saúde”, esclarece.

O Outubro Rosa deve ser trabalhado em todas as faixas etárias, mas a incidência do câncer de mama é maior  com o avanço da idade, por isso é importante realizar ações voltadas para a população acima dos 50 anos. O cuidado atinge também os homens como destaca a ginecologista, Karla. “O câncer de mama também pode acometer a população masculina, é raro mas pode, inclusive se for o caso é mais agressivo. O homem na percepção de algum caroço, dor e alteração da estrutura do tecido que recobre a mama, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e se for o caso, fazer mamografia, ultrassom e biópsia do mesmo jeito que as mulheres”, relata.

O vice coordenador da casa do Idoso Feliz, Evaldo Lima, informa sobre os cuidados que a casa tem com os idosos. “Temos uma preocupação maior com eles, por ser um público que aspira um cuidado maior, por conta da própria idade. O câncer tende a chegar mais rápido nessa idade, por isso sempre batemos na tecla e incentivamos os exames preventivos. Essa campanha é estendida para o homem, durante o Novembro Azul”, afirma.

Para a aposentada, Eliza Xavier, 70 anos, a Casa do Idoso feliz é um local de aconchego e cuidados com a saúde, “é muito importante trabalhar essa temática conosco, pois nos auxilia ofertando serviços na área de saúde e melhora nossa qualidade de vida. Eles nos explicam sobre o câncer e como nos prevenir.  Eu me sinto bem, aqui é uma família unida!”, pontua. Já Antônio Santana, 75 anos, explica o motivo de procurar os serviços de saúde “queria retirar um sinal e ao chegar aqui no ônibus aproveitei e fiz o exame de prevenção da próstata”.

Sobre a programação que se estende durante o mês, a secretária da Sedes, Janaína Ramos enfatiza que, “Estamos com inúmeras atividades, pois  é de grande relevância para a nossa sociedade que chegue essas informações a toda a cidade. Para atingirmos esse alvo, estamos com o diferencial de atuação nos bairros e zona rural com atendimentos, palestras e caminhadas. Teremos ações dentro da educação, nos Centros de Referências em Assistência Social e nas Unidades Básicas de Saúde”.

 

 

Assistência Social