Assistência Social

MEDIDAS

Adolescentes do projeto “A medida certa é ser aprendiz” recebem certificados

Projeto beneficia jovens de 14 a 18 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto

Publicado em: 25/10/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Adolescentes do projeto “A medida certa é ser aprendiz” recebem certificados

A previsão para a formação de nova turma é ano que vem. (Foto: Maira Soares)

Os participantes do projeto “A Medida Certa é Ser Aprendiz” estiveram em capacitação durante três meses, e na última semana receberam seu certificado em cerimonia ocorrida no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa é de responsabilidade do setor de Medidas Socioeducativas, que funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na abrangência dos serviços ofertados pela Sedes. O projeto ocorre por etapas e o próximo passo será encaminhar os adolescentes capacitados ao Programa Jovem Aprendiz.

A secretária da Sedes, Janaína Ramos, agradece aos parceiros do Projeto pela contribuição. “Eu acredito muito nas medidas socioeducativas como um caminho para levar esses jovens a uma realidade diferente, e a buscar também evitar cometer novamente atos infracionais. Deixo meus agradecimentos aos apoiadores, sei que nada disto seria possível sem a parceria com o Sistema de Justiça, a empresa Protagonismo Jovem, Ministério Público do Trabalho e CIEE, muito obrigada!”, finalizou.

A coordenadora do setor, Aretuza Lopes, enfatiza que trata-se de “uma formação de qualidade, a certificação é a entrada para a inserção dos jovens no mercado de trabalho”, disse. Ela acrescenta que a equipe está satisfeita com o resultado e que em 2022 será iniciada uma nova turma.

A pedagoga idealizadora do projeto, Djenane Rodrigues, explica que “as crianças e adolescentes têm direitos e isso vem garantir o direito deles à profissionalização, à escola, garantir o direto ao mercado de trabalho também, de forma educativa”, pontuou.

Um adolescente do sexo masculino,16, GF, que participa do projeto conta sua experiência: “Quando o projeto começou eu pensava de uma forma totalmente diferente, ele me ajudou muito a saber o que as empresas querem, o que elas procuram e também ele me ajudou a saber lidar com o mercado de trabalho, a saber falar com as pessoas. Daqui eu já saio com o certificado, algum trabalho que eu conseguir já é muito bom pra mim, já vai me ajudar”, disse.

Assistência Social