Assistência Social

CONSCIENTIZAÇÃO

Abertura da XXII Semana Municipal da Pessoa Idosa promove combate ao etarismo

Conscientização e valorização dos idosos são temas centrais das atividades

Publicado em: 24/09/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Abertura da XXII Semana Municipal da Pessoa Idosa promove combate ao etarismo

Programação de abertura foi realizada no auditório da UFMA, Centro, e segue até o dia 3 de outubro. (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Proteção Social Básica realizou a abertura da XXII Semana Municipal da Pessoa Idosa, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com o tema, “Etarismo: desconstruindo preconceitos e promovendo respeito à pessoa idosa”, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa do Idoso Feliz organizou diversas atividades para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e valorização da pessoa idosa.

A programação de abertura contou com a participação das secretarias da Mulher, Saúde e Educação, Fundação Cultural, além de membros da sociedade civil. Palestras, apresentações culturais, roda de conversa enriqueceram o evento, promovendo um espaço de reflexão e sensibilização sobre os desafios enfrentados pela população idosa em relação ao preconceito etário.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, enfatizou a importância da ação e o compromisso da Sedes em garantir os direitos dos idosos. “É fundamental que possamos combater o etarismo e conscientizar a população sobre a importância de reconhecer e valorizar a trajetória de vida de nossos idosos. Eles têm muito a contribuir, e precisamos promover ações que assegurem o respeito e a dignidade que merecem”.

A procuradora do município, Regina Célia Nobre, explicou que o tema sobre etarismo foi escolhido por abranger diversos tipos de preconceitos e violências contra idosos, como questões psicológicas, financeiras e familiares. Segundo ela, o preconceito começa quando a família impõe limitações ao idoso, levando-o a internalizar a ideia de incapacidade, o que resulta em violência psicológica e física. Regina Célia destacou que, ao ser considerado incapaz, o idoso pode até perder seu patrimônio para outras pessoas. Ela concluiu afirmando que, “o etarismo é o maior preconceito, pois não distingue gênero, cor ou etnia, apenas limita a pessoa por sua idade”.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, destacou a relevância do tema abordado afirmando que, “o etarismo é um desafio que precisa ser enfrentado, e esse evento é uma oportunidade para desconstruirmos estereótipos e promovermos uma sociedade mais justa e inclusiva para nossos idosos”.

Alessandro Lima, gestor de fiscalização do Procon Municipal, afirmou que o Procon faz parte da rede de amparo ao idoso na cidade e atua de forma prioritária nesse atendimento. Ele explicou que a maioria dos atendimentos no Procon envolve pessoas idosas, que são mais vulneráveis e, muitas vezes, alvo de lesões e abusos. Por isso, “o Procon dá total prioridade ao atendimento desse público, garantindo que o processo seja tramitado o mais rápido possível para resolver as demandas dos idosos com agilidade”.

A Semana Municipal da Pessoa Idosa segue com uma programação variada até quinta-feira, 3 de outubro, incluindo oficinas, workshop, dinâmicas de grupo, atividades físicas e culturais, além de eventos que visam fortalecer os vínculos e a autoestima dos participantes. As ações reforçam o compromisso da gestão municipal em proporcionar espaços que assegurem a participação ativa dos idosos na sociedade, valorizando suas experiências e saberes.

Assistência Social