Assistência Social

MOBILIZAÇÃO

Aberta XVII Semana Municipal do Idoso

Evento contou palestra sobre saúde mental e participação de autoridades da área

Publicado em: 23/09/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Aberta XVII Semana Municipal do Idoso

Atividades tem objetivo de envolver a sociedade nas mobilizações em defesa da pessoa idosa. (Foto: Patrícia Araújo)

Foi com muita animação que teve início na manhã desta segunda-feira, 23, na Casa do Idoso Feliz, a programação da XVII Semana Municipal do Idoso. Alongamento, apresentação teatral, palestra e forró, foram algumas das atividades realizadas na semana que segue até o dia 01 de outubro. O tema deste ano é “Saúde Mental: É Preciso Saber Viver" e todas as atividades são abertas ao público com objetivo de envolver a sociedade nas mobilizações em defesa da pessoa idosa, bem como mostrar o valor que o idoso tem.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos fala da importância das atividades. “Nós somos bastante orgulhosos por termos uma equipe eficiente, a Alessandra, o Evaldo e toda a equipe da Casa do Idoso Feliz, e também por vermos que aqui, os serviços funcionam como os atendimentos de saúde, cursos são elaborados aqui e as atividades físicas. E neste Setembro Amarelo, é importante discutirmos a saúde mental do idoso. A conscientização dos perigos da depressão é fundamental, pois é um quadro muito comum também na terceira idade”, ressaltou.

Para a psicóloga Luciana Abreu, que ministrou a palestra “Saúde Mental: Qualidade de Vida aos idosos", as reações às situações adversas da vida, diferenciam de pessoa para pessoa. “Muitas vezes uma situação tem determinado peso para uma pessoa e outro peso, bem diferente, para outra. Cada pessoa tem uma experiência única de vida”, explicou.

Maria do Carmo, 84, conhecida como Carmitinha na Casa, é atriz da Companhia de Teatro da Casa do Idoso Feliz. Ela conta que fica na expectativa de ir participar das ações do Programa, pois se sente útil e feliz. “Eu já durmo pensando, amanhã vou me arrumar toda e vou pra Casa do Idoso. Todas as coisas que temos aqui, o baile, apresentações, conhecer nossos direitos através das palestras, é tão bom. Eu me sinto tão feliz!. Às vezes eu saio de casa de vestidão, e minha filha pergunta se eu vou à festa, e eu respondo que, para mim, todo dia é dia de festa”, disse a idosa.

Na abertura da programação, ela encarnou a Julieta, do clássico Romeu e Julieta, mas a peça tinha uma nova roupagem, onde a Julieta percebia que seu companheiro Romeu, sofria de depressão e agia rápido para lhe ajudar. 

Assistência Social