VERÃO 2018

PREVENÇÃO

Vigilância Sanitária fiscaliza manipulação e preparo de alimentos nas praias

Iniciativa visa coibir contaminação e intoxicação alimentar

Publicado em: 27/07/2018 por Maria Almeida

Sistema Municipal de Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária fiscaliza manipulação e preparo de alimentos nas praias

Nas fiscalizações é cobrado cumprimento de normas repassadas em treinamentos realizado em junho e julho (Foto: Assessoria)

A Vigilância Sanitária do Município iniciou, esta semana, fiscalizações nas barracas das praias do Meio e do Cacau. Objetivo é inspecionar os empreendedores que comercializam alimentos às margens do rio Tocantins, em Imperatriz, para garantir o cumprimento das normas sanitárias e evitar problemas referentes à intoxicação alimentar.

De cunho punitivo, visitas acontecem semanalmente e caso sejam encontradas situações fora dos padrões os comerciantes serão penalizados, conforme prevê a Resolução RDC Nº 216/2004 da ANVISA, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Segundo a equipe de fiscalização até o momento está tudo dentro das normas.

“Quando encontramos algo fora do lugar que não seja grave, damos um prazo pra se regularizarem, mas se retornarmos e houver caso reincidente, aplicamos as sanções previstas na Lei” – explicou a coordenadora da Vigilância, Márcia Figueiredo. Ela ressalta que todas as exigências cobradas foram repassadas aos trabalhadores em treinamentos, oferecidos em junho e julho.

Nas fiscalizações são cobradas medidas como a separação de alimentos cru dos cozidos; armazenamento de peixe separado de outros condimentos; não reutilização excessiva do óleo para frituras; organização da barraca; e necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, como toucas, luvas e sachês.

VERÃO 2018