PERÍODO VERANEIO
Defesa Civil alerta comunidade sobre perigo de frequentar áreas de banho desprotegidas
Barraqueiros já foram notificados sobre fim do veraneio e orientados sobre retirada de barracas das localidades
Publicado em: 10/09/2018 por Francisco Lima
Com o fim do período oficial de veraneio em Imperatriz, em virtude do aumento do nível do rio Tocantins, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil notificou, via oficio, presidentes das Associações de Empreendedores das praias do Cacau e do Meio, sobre o fim da temporada de praias na cidade.
No documento datado do último dia 06, o órgão solicita ainda, aos comerciantes de ambas as praias, a remoção total da estrutura de barracas e demais utensílios instalados durante a temporada.
“As estruturas deixadas nas praias poderão ser carregadas pela correnteza e causar danos irreparáveis ao meio ambiente e ao rio Tocantins. Notificamos os presidentes das associações sobre a retirada. No entanto, ainda falta a cooperação dos próprios empreendedores que trabalham nas localidades entrarem em acordo com os presidentes”, enfatiza o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.
Ele explica que, com o fim da temporada, os itens que garantiam a segurança dos banhistas foram retirados, e alerta para os riscos ao frequentar as áreas de banho desprotegidas. “As praias não contam mais com áreas de banhos demarcadas, placas de sinalização, guarda-vidas entre outros dispositivos, que garantiam a segurança dos banhistas, ficando, assim, o alerta para os perigos de acidentes e afogamentos nessas áreas”, destaca.
Com o auxílio da Secretaria de infraestrutura e a Superintendência Municipal de Limpeza Pública, a Defesa Civil tem realizado, desde a vazão ocorrida na terça-feira, 4, trabalho de apoio aos empreendedores da Praia do Cacau.
Segundo o monitoramento da Defesa Civil, o nível do rio Tocantins registrado nesta segunda-feira, 10, é de -1.21 metros cúbicos abaixo de zero. As previsões para as próximas horas são de 1.477,08 m³/s, para 24h, 1.481,47 m³/s, para 48h e 1.482,97 m³/s, para 72h.