MELHORIAS
Setran lança sistema para registro de acidentes sem vítimas em Imperatriz
Apresentação da DAT foi nesta quarta-feira com a presença da imprensa e participação da Polícia Rodoviária Federal
Publicado em: 01/06/2022 por Dema de Oliveira
A partir de agora, condutores envolvidos em acidentes sem vítima podem registrar a ocorrência diretamente pela internet por meio do sistema lançado pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), em Imperatriz, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Denominado de Declaração de Acidentes de Trânsito (DAT), o sistema passou a vigorar nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, que constitui um marco na história do trânsito da segunda maior cidade do Maranhão.
Vale lembrar que a ferramenta só pode ser utilizada em casos de acidentes sem nenhuma pessoa ferida ou morta, com até cinco veículos envolvidos e que não tenham provocado danos ao meio ambiente ou ao patrimônio público.
Ocorrências que envolvam vazamento de produtos perigosos ou veículos oficiais não podem ser registradas através do novo sistema. O mesmo acontece nos casos de colisões em que há algum crime relacionado, como embriaguez, por exemplo.
De acordo com Hodislan Maciel, coordenador de Trânsito da Setran, esse sistema não vai substituir a presença do agente de trânsito no local. “Os usuários poderão ligar para o nosso Disk Trânsito, solicitando o levantamento pericial, da nossa equipe de perícia. Os envolvidos vão ser orientados quanto a utilização do sistema. A nossa central de atendimento vai orientar os condutores, caso nossa equipe de levantamento pericial esteja atendendo sinistros simultâneos. Nesse caso a central vai orientar as partes envolvidas para registrar a Declaração de Acidentes de Trânsito (DAT), e retirar os veículos do local", destacou.
Hodislan Maciel disse ainda que “a cidade cresce em número de veículos a cada ano e a Setran vem buscando alternativas para manter essa fluidez e essa segurança viária. Esse sistema é mais um de outros que virão, com essa parceria da Setran com a PRF, e estará disponível no site da Prefeitura, para que os usuários possam acessar e fazer o registro tanto no local do sinistro como em casa. A recomendação é de que seja fotografado o sinistro e as partes vão relatar no DAT a dinâmica do acidente”.
Clique aqui para acessar ao DAT.